Sergipe

20/01/2016 às 08h10

Carga com equipamentos de radiocomunicação digital chega a Aracaju

Redação Portal A8

Na noite desta terça-feira (19), o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar realizou a segurança do carregamento dos equipamentos da radiocomunicação digital. A escolta foi feita de Recife até Aracaju.
Sergipe será o primeiro estado do Brasil a ter 100% de cobertura de comunicação digital. Esse projeto foi licitado em 2015, quando uma empresa espanhola venceu e é responsável por instalar os equipamentos.

Segundo o assessor de comunicação da Secretaria de Segurança Pública, Renato Nogueira, na noite desta terça foi concluída a primeira fase, quando chegaram os rádios móveis, os de base e os rádios de viatura, a segunda parte deve ser trazida, será uma carga maior, porque são estruturas físicas para serem montados. Já a terceira parte é a construção das torres e antenas para a cobertura digital.

A previsão de funcionamento do projeto de radiocomunicação digital é que seja no final desse primeiro semestre. A escolta especializada do Comando de Operações Especiais da PM contou com cerca de 20 homens, fazendo o comboio.

O assessor explica que esse projeto significa um ganho em otimização do tempo do trabalho da polícia e agentes de segurança pública. “Hoje é usado um rádio analógico e tem interferência, com o digital não haverá interferência, a abrangência será em todo o estado de Sergipe. O 190 vai funcionar em todo o estado, todas as viaturas vão ser monitoradas.