Sergipe

18/01/2016 às 17h15

Curso de reciclagem do Detran/SE passa a exigir biometria

Detran/SE

A partir desta segunda-feira, 18, o condutor que passar pelo curso de reciclagem exigido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) deverá registrar a presença nas aulas através de biometria. O curso é direcionado para pessoas com a carteira de habilitação (CNH ) suspensa em decorrência de infrações. Esse sistema garante o controle dos alunos no cumprimento da carga horária de 30 horas/aula. A primeira turma nessa nova modalidade finaliza o curso na próxima terça-feira, dia 26.

 Quem está participando desse sistema já aprova a iniciativa por acreditar que garante a segurança de todos os envolvidos. “A biometria é legal porque fica mais organizado o curso. Quando se utiliza o cadastramento biométrico, não há condição de outra pessoa vir no seu lugar. Com isso, afasta qualquer possibilidade de fraude. A lei precisa ser cumprida e quem recebe a carta para fazer o curso tem que fazer mesmo para ter direito a ter a habilitação novamente”, revela a farmacêutica Jéssica Furtado, 31.

Além da biometria, outras mudanças foram implantadas para a realização da reciclagem. “Agora o condutor pode fazer a matrícula em casa, pela internet. Basta acessar o site do Detran/SE, na opção SERVIÇOS DE HABILITAÇÃO>OUTROSSERVIÇOS>SUSPENSÃO/RECICLAGEM CONDUTORES/PERMISSIONÁRIOS e se cadastrar. “Feito isso, é gerada uma taxa, que passa a ser exigida pela autarquia. Com o pagamento compensado, a pessoa pode agendar as aulas na Coordenadoria de Educação Para o Trânsito (COET) na sede do Detran”, explicou o representante do COET Ailton Lima.

Ailton ainda completou que, assim que terminado o curso, o candidato deve passar por uma prova em que deverá acertar 70% das questões para receber o certificado e, assim, ser liberada a habilitação. “Ao longo do ano, outras provas serão realizadas com a escala já fechada até junho, sempre na primeira quinzena do mês. Diante da demanda, a coordenação já está estudando a possibilidade de aumentar a oferta deste curso”, finalizou.

 


Fonte: Detran/SE