Sergipe

18/01/2016 às 15h24

Comissão realiza visita em delegacias de Aracaju

Redação Portal A8

Na manhã desta segunda-feira (18) uma comissão formada por representantes da Ordem dos Advogados De Sergipe (OAB), pelo juiz da 3ª Vara Federal em Sergipe e pelo secretário de segurança pública, Mendonça Prado, visitou algumas delegacias de Aracaju para avaliar a situação de superlotação das unidades.

De acordo com Robson Barros, representante da OAB, essa ação foi movida inicialmente em 2015 por conta das condições em que estavam os detentos e que infligiam os direitos humanos e as necessidades básicas de saúde. “O que foi que provocou as ações foram as condições em que eles estavam, hoje se vê que teve uma melhoria parcial, mas aqui ainda não há visitas, eles dormem no chão, apesar da melhora não é o ideal, as condições ainda são precárias e desumanas”, destacou Robson que afirmou. “As pessoas, não é por estarem presas que devem sofrer dessas privações. Queremos que o governo tome sua posição e apresente a melhoria, houve em audiência o acordo para que não houvesse a interdição, de fato houve melhorias, mas o problema continua. Vamos preparar um relatório e anexar ao processo para ver qual será o próximo passo”.

Segundo o secretário Mendonça Prado, o que se pode constatar na visita é que o número exorbitante de 80 presos nas celas não existe mais. “As delegacias não são estabelecimentos penais e logo nós não vamos ter aqui nunca as condições que tem os presídios, mas já podemos observar uma melhora significativa. O que nós queremos é evitar a permanecia de presos em delegacias, pois não é lugar de presos. E enquanto houver essa necessidade vamos procurar aperfeiçoar aprimorar e resgatar a dignidade que é essencial ao ser humano”, revelou o secretário.  

Na manhã de hoje foram visitadas a 1ª, 4ª e outras três delegacias metropolitanas, além da carceragem do Complexo de Operações Policiais Especiais (COPE).