Sergipe

16/01/2016 às 12h18

Hemose convida doadores para reposição dos sangues A e O, positivo e negativo

Redação Portal A8

Visando a regularização dos estoques dos sangues A e O, positivo e negativo, o serviço de Captação de Doadores, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) está convidando os doadores regulares a comparecer a unidade para contribuir com o serviço. A medida tem como objetivo assegurar o atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

A gerente de Captação, assistente social Rozeli Dantas, ressaltou que todos os doadores são bem-vindos. “A quantidade de sangue no estoque é razoável. Esse chamado é uma medida de prevenção, porque infelizmente, neste período de férias, as pessoas param de doar, em função de viagens”, alerta ao lembrar que a renovação dos estoques de sangue tem que ser diária. 



O sangue é utilizado para o atendimento de urgências e emergências, combater hemorragias, além de pacientes com anemia hereditária e em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes. “A depender da prescrição médica esse é um público que faz uso do sangue ou um dos seus hemocomponentes, até duas vezes ao dia, por isso que é importante a solidariedade dos familiares e dos doadores fidelizados”, completa a assistente social.

Conforme a gerente de Captação é importante que as pessoas se organizem para doação com frequência, ou seja, o homem cada dois meses e as mulheres a cada três meses. “Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode doar, basta se informar sobre as exigências como, idade entre 16 a 59 anos e peso superior a 50 quilos. Lembramos que o voluntário deve evitar ingerir bebida alcoólica nas doze horas anteriores a doação,”, finaliza Rozeli.

Impedimentos temporários

É importante que os doadores fiquem atentos aos principais impedimentos temporários para doação de sangue. Pessoas com resfriado devem aguardar até 30 dias para doar, grávidas que tiveram o parto normal, 90 dias e 180 dias, para aquelas que tiveram parto cesariana. As lactantes devem aguardar um ano e as pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings também só podem doar sangue, após um ano da realização do procedimento.

Campanhas

Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.