Sergipe

07/01/2016 às 15h34

Mais Médicos e Provab encerram o ano com 204 profissionais atuando em Sergipe

SES

Em 2015, os Programas de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) e Mais Médicos, que integram o Programa de Provisão de Médicos do Ministério da Saúde, atingiram a marca de 204 profissionais atuando no território sergipano, sendo 114 cooperados (cubanos), 01 portuguesa e 89 brasileiros. Segundo a coordenação Estadual, foram três editais abertos neste ano: um de vagas disponíveis e outros dois com critério de renovação e substituição.

“O primeiro edital, lançado em janeiro, ofereceu 60 vagas em 31 municípios elegíveis. Todas foram preenchidas, mas somente em 27 cidades. É importante destacar que todos foram médicos brasileiros e 98,33% do próprio estado de Sergipe”, ressaltou a coordenadora Estadual do programa, Monalisa Fonseca.

Nos meses de julho e outubro, outros dois editais foram publicados. Desta vez, para suprir a carência deixada por desistências. “Foram duas vagas contempladas no meio do ano, em dois municípios, e outras oito no final, em mais sete cidades sergipanas. Todas devidamente preenchidas”, informa a gestora.

Ainda segundo Monalisa, os investimentos com relação à infraestrutura, ligados ao programa do Requalifica UBS/MS que contempla reforma, ampliação e construção de unidades de saúde para cada município, foram feitos de acordo com a necessidade de cada local, solicitados diante das propostas para o Ministério da Saúde.

“O programa no estado de Sergipe, assim como no Brasil, reúne um conjunto de iniciativas de curto, médio e longo prazos com efeitos sinérgicos às demais ações da Política de Atenção Básica, com uma expressiva melhoria nos pontos de acesso, favorecendo, consequentemente, todos os níveis e redes de atenção à saúde. Hoje já temos 51 municípios beneficiados (confira lista abaixo), e a expectativa é que esse quadro melhore ainda mais”, destaca Monalisa Fonseca.


Fonte: SES