Sergipe

24/12/2015 às 12h36

Verão começa com fiscalização nas águas sergipanas

Redação Portal A8

Portal A8SE
Foi iniciada nesta quinta-feira (24) a Operação Verão 2016, uma parceria com a Capitania dos Portos e Prefeitura de Aracaju, para aumentar a fiscalização entre as embarcações nas águas sergipanas. A operação segue até o dia 29 de fevereiro.

De acordo com o capitão João Batista, da Capitania dos Portos, nesse período o trafego aquaviário aumenta nesse período e, por isso, a importância da operação. “Estamos focando na segurança dos turistas e banhistas que fazem uso dos nossos rios e marés. Orientamos que os condutores tem estar habilitados e a prevenção como maior aliado, verificando o extintor e equipamentos de segurança”, destacou.

Já os banhistas também podem ajudar pelo disque denúncia através do telefone 3711-1646, que funciona 24h. “Se alguém verificar alguma irregularidade pode comunicar a Capitania, que vamos tomar providências. O ideal é identificar o nome e o número de inscrição da embarcação”, explicou o capitão.

Segundo a capitânia, já existe fiscalização normalmente em alguns pontos do estado, mas como no verão a demanda é maior, acontece uma intensificação nas operações em vários lugares ao mesmo tempo. As principais denúncias são com relação a motos aquáticas que fazem manobras próximas a banhistas e de tripulantes ingerindo bebida alcoólicas.

“Quem conduz embarcação não deve beber, temos etilômetros e em casos de comprovação de embriaguez tiramos de circulação o condutor e a embarcação, em casos mais graves podemos até conduzir a autoridade policial”, lembrou capitão João Batista.

Dados da Capitânia dos Portos apontam que durante todo o ano são em média 3 mil abordagens e só no período da operação são fiscalizados a metade deste número e cerca de 10%  dos casos viram alto de infração. “Os índices são bons, o pessoal é consciente. No último verão nenhum acidente com vítimas fatais e espero que nesse ano possamos seguir nesse ritmo”, concluiu.

 Para quem trabalha com as embarcações no local a fiscalização agradou, como é o caso do barqueiro, Paulo Roberto, “Isso dá segurança para a navegação, para que não ocorra acidentes e o turista está sempre ciente que existe segurança na nossa navegação”, destacou o senhor Paulo que destacou a expectativa com o verão. “A partir do dia 27 aumenta a procura e aquece o movimento e esse ano a gente vai ter movimento mesmo com crise, pois com dólar alto o Nordeste tem chances de receber muitos visitantes”.

 

Portal A8SE
Organização

Além da fiscalização, no verão 2016 também vai ter novidade nas embarcações da Orla Pôr do Sol, que agora estão organizadas. “Agora estão organizados e isso traz segurança para todos. O número de pessoas que fazem a travessia nesse ponto cresce, foram mais de 13 mil no último feriado, e com isso as pessoas tem mais segurança sabem a procedência da empresa que vai fazer a travessia”, afirmou Fábio Andrade, consultor da secretaria de turismo de Aracaju.

A partir de agora vai ter um guichê com fila única, onde as pessoas podem comprar um bilhete que dará direito a travessia com as embarcações cadastradas e devidamente autorizada. “Desde setembro estamos fazendo o cadastramento e essas embarcações já vão estar autorizadas, pois foram fiscalizadas. No local também vão ter pessoas orientando os passeios”.

Quem comprar a passagem pode atravessar e volta em qualquer uma das embarcações com o adesivo azul, indicando que a embarcação está legalizada. “Além do cadastro dos barqueiros, com esse sistema também podemos verificar de onde vem esse fluxo de turistas, pois já sabemos que nos finais de semana o número de baianos atravessando é de 44%. Agora vamos iniciar o verão de forma organizada”, concluiu o consultor.