Sergipe

23/12/2015 às 14h30

Professores do município de Estância ocupam sede da prefeitura

Redação Portal A8

Professores da rede municipal de Estância ocuparam a sede da prefeitura no final da manhã desta quarta-feira (23). A categoria reivindica o pagamento do 13º salário, que segundo os professores, não tem nenhuma previsão para o recebimento do benefício.

Com a ocupação do prédio público, a Guarda Municipal foi acionada e houve confusão. Segundo os manifestantes, os guardas chegaram a usar spray de pimenta contra os professores. “Eles divulgaram que que vão pagar o sexto de férias, mas não tem nenhuma informação sobre o décimo. E nós só vamos sair quando houver algum posicionamento”, afirmou a professora Mônica.

De acordo com o secretário de comunicação do município, Luiz Carlos D’Santi, hoje teria uma reunião entre o prefeito, Carlos Magno, com lideranças dos professores, mas por motivos pessoais ele não pode comparecer e a secretária de educação conversou com representantes da categoria. Ainda segundo o secretário de comunicação, a proposta ofertada aos professores é que o sexto das férias será depositado nesta quinta-feira (24), mas o décimo volta a ser discutido em fevereiro. Os professores não aceitaram a proposta e houve o tumulto em frente à prefeitura.

Luiz Carlos D’Santi, explicou que o município não tem verba para realizar o pagamento do décimo neste momento. “Só vamos poder discutir esse pagamento em fevereiro, pois agora em janeiro o Fundeb vai divulgar os recursos que serão destinados ao município e só assim poderemos falar como será essa distribuição e discutir a forma de pagamento do décimo. Antes disso não tem como fazer o pagamento”, destacou o secretário que acrescentou. “Para piorar fomos comunicados de uma portaria que diminuiu os recursos destinados à Estância, um corte de mais de um milhão de reais”.