Sergipe

22/12/2015 às 11h27

Operação Verão 2016 será lançada pela Capitania dos Portos e Prefeitura

Com informações da PMA

A Prefeitura de Aracaju realizará ação conjunta com a Capitania dos Portos de Sergipe para fiscalizar as embarcações que realizam transporte de passageiros na região da Orla Pôr do Sol. As embarcações que foram aprovadas na fiscalização de ambas instituições serão autorizadas a realizar a atividade, sendo identificadas por um adesivo fornecido pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (SEMICT). A CPSE fará verificação documental da embarcação e de sua tripulação, assim como também serão inspecionados os itens de segurança obrigatórios (coletes e boias salva-vidas, extintor de incêndio e etc.).

A operação inicia no dia 24 de dezembro e segue até 29 de fevereiro, período no qual a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) intensificará a ação de presença em todo o estado de Sergipe. O lançamento da operação ocorrerá na região do Mosqueiro, na Orla Pôr do Sol, com a presença do Capitão-de-Fragata João Batista, Capitão dos Portos, e equipe de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, na manhã do dia 24.

Durante a Operação Verão a fiscalização do tráfego aquaviário é intensificada nas áreas de maior concentração de embarcações em todo o País, com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes no litoral, rios e lagos, por meio de ações de Inspeção Naval, deslocando equipes e empregando o maior número possível de meios, de modo a verificar as condições gerais das embarcações, a habilitação dos condutores e da tripulação, o seu material de salvatagem e do eventual excesso de lotação, entre outros aspectos.

Além das ações de Inspeção Naval, a CPSE também intensifica a realização de palestras em colônias de pescadores e entidades náuticas, com a finalidade de educar e instruir as pessoas sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM)


Fonte: Com informações da PMA