Sergipe

17/12/2015 às 15h06

Município da Barra realiza 3ºseminário local 2015 do PNAIC

Assessoria da Barra dos Coqueiros; publi

A Prefeitura de Barra dos Coqueiros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 3º Seminário local 2015 do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O evento aconteceu durante toda a quarta-feira (16), na Escola Municipal Terezinha dos Anjos Santos, onde alfabetizadores e coordenadores participaram de uma programação repleta de homenagens às orientadoras; apresentação das Coordenadoras; sorteios de brindes; dinâmicas; e palestras sobre Interdisciplinaridade.

“Na Interdisciplinaridade, não se trabalha sozinho, não se separa, se agrega”, disse o palestrante José Saramago.

Durante as apresentações, as coordenadoras e alfabetizadoras mostraram os projetos desenvolvidos em sala de aula, quebrando paradigmas dos conceitos pré-estabelecidos pela Educação. Os projetos interdisciplinares desenvolveram formas de combater os preconceitos que havia entre as crianças, o que gerava bullying por cor, espessura corporal, limitações físicas, isolamento.

Porém, os projetos promoveram as habilidades de cada estudante, através do resgate de valores; conscientização sobre o meio ambiente; o esporte; o alfabeto; e consciência étnica. Numa das palestras sobre a interdisciplinaridade, assistidas por meio de vídeo do escritor José Saramago, o ministrante deixou claro que o aprendizado é constante e que o educador precisa ler bastante, se atualizar, aprender o novo e estar sempre em busca. “A Escola formal não precisa de padrão ou modelo e, ao invés de aceitar, deve agregar”.


Fonte: Assessoria da Barra dos Coqueiros; publi