Sergipe

14/12/2015 às 15h50

Conselheiro Clóvis Barbosa é empossado como novo presidente do TCE

TCE SE

Fotos: Jorge Henrique/TCE
O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo tomou posse como presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) nesta segunda-feira (14), no auditório Lourival Baptista. O novo presidente assumirá o cargo no dia 1° de janeiro de 2016, junto a ele, foram empossados os outros componentes da mesa diretora: a vice-presidente Susana Azevedo e o corregedor-geral Luiz Augusto Ribeiro.

Em seu discurso como novo presidente do TCE, Clóvis Barbosa, fez uma crítica filosófica às falhas humanas, apontando que é necessário combatê-las e, citando o apóstolo Paulo, complementou que o despertar das consciências e libertar o homem da ganância, egoísmo e vaidade é o caminho para este fim. O conselheiro agradeceu à família, aos deputados que o conduziram ao cargo de conselheiro e ao ex-governador Marcelo Déda.

Autoridades como o prefeito João Alves Filho, o governador Jackson Barreto, o presidente da Câmara de Vereadores Vinícius Porto e o presidente da Assembleia Legislativa Luciano Bispo, acompanharam a cerimônia de posse junto aos colaboradores do TCE e familiares do presidente empossado.

Jackson Barreto declarou estar “feliz e honrado por participar desta posse”. Para ele, “quem conhece a história de Clóvis Barbosa, seja como presidente da OAB, procurador ou secretário de governo, sabe de sua competência e do seu saber jurídico. É importante para o estado poder contar com nomes como o dele ocupando cargos de tanta importância”, afirmou.

Solenidade

A posse teve início com discurso do presidente do TCE, conselheiro Carlos Pinna de Assis que enalteceu a trajetória do seu sucessor e destacou os deveres do Tribunal de Contas. Em seguida, o presidente empossado seguiu a cerimônia empossando os demais componentes da mesa diretora.

Representando todos os conselheiros da Corte de Contas, a conselheira Angélica Guimarães proferiu discurso em homenagem a Clóvis Barbosa. “Sinto-me honrada em representar meus colegas e hoje homenageio o nosso mais novo presidente. Dr. Clóvis possui um currículo invejável, digno de homens cultos que se mobilizam em favor da nossa sociedade. Sempre atuou ao lado da justiça nos diversos cargos que ocupou. Em nome de meus colegas conselheiros, afirmo que o senhor pode contar conosco”.

A solenidade prosseguiu com discurso do procurador geral do Ministério Público Especial Contas, Sérgio Monte Alegre. O procurador afirmou que o Tribunal é um órgão de dignidade constitucional e que os requisitos para chegar ao cargo de conselheiro são os mais severos, pois exige-se, além da idoneidade moral, a reputação ilibada. E complementou: “Sua vocação é espinhosa [do TCE], é dizer que o certo é certo e que o errado é errado”.

O novo presidente recebeu os cumprimentos dos presentes após o fim da solenidade, ainda no auditório do TCE.  Entre eles, o vice-governador Belivaldo Chagas, vice-prefeito de Aracaju José Carlos Machado, senador Eduardo Amorim, senadora Maria do Carmo Alves, o ex-governador Albano Franco, ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, desembargador Edson Ulices, presidente do Tribunal de Justiça Luiz Mendonça, presidente da OAB Sergipe Carlos Augusto Monteiro, ministro substituto do TCU Weder de Oliveira, entre outras personalidades públicas, familiares e amigos do novo presidente da Casa.


Fonte: TCE SE