Sergipe

11/12/2015 às 15h21

TJ e Energisa realizam mutirão para negociação de dívidas

Redação Portal A8

Até o dia 17 de dezembro, quem estiver inadimplente com a Energisa pode negociar suas dívidas através de um mutirão que está sendo realizado em parceria com o Tribunal de Justiça. Nestes dias, os consumidores poderão quitar suas dívidas com valores diferenciados e prazos maiores para o pagamento.

De acordo com a juiz, Maria Luiza Foz Mendonça, coordenadora do Centro Judicial de Soluções de Conflitos (Cejusc), foi tomada a iniciativa devido ao aumento significativo de inadimplência nas contas de energia elétrica. “Esse ano o aumento de inadimplência foi de 103% comparado ao ano anterior. Tudo em razão, tanto por causa da crise econômica, quanto o aumento significativo de tarifas nas contas de energia elétrica, mesmo sem aumentar o consumo, causando um desequilíbrio no orçamento doméstico”, explicou.

O mutirão fica nos dias 15,16 e 17 de dezembro, das 7h às 12h. Os benefícios da negociação são da seguinte forma: uma fatura em atraso, o parcelamento pode ser até duas vezes; duas faturas em atraso, o parcelamento fica em três vezes e a partir da terceira fatura, é possível ter desconto de multa, mora e atualização monetária, além do parcelamento em até 24 vezes. A pretensão é que a ação seja repetida no primeiro semestre do ano que vem.

Segundo Jorge Maia, coordenador do mutirão da Energisa, o mutirão é uma forma de minimizar o número de inadimplentes. “A Energisa tem um programa permanente de negociação de dívida, mas diante do aumento de inadimplentes, fizemos o convenio com o TJ e a UNIT para agilizar a situação com condições diferenciadas, 99% dos que nos procuraram resolveram as pendencias”, destacou.