Sergipe

09/12/2015 às 15h19

MPE realiza evento no Dia Internacional de Combate a Corrupção

Redação Portal A8

Em alusão ao Dia Internacional de Combate a Corrupção, a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe em parceria com o Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção no Estado de Sergipe (FOCCO-SE) realizaram nesta quarta-feira (09), na sede do MPSE, o evento “Dia Internacional Contra a Corrupção: Transparência e Controle Social”.

Durante o evento o procurador geral do MPE, Rony Almeida, afirmou que a democracia é a melhor forma de combater a corrupção. “Manter as eleições constantes e a não interrupção dos regimes democráticos, são os primeiros passos para vivermos em plena a democracia. O segundo passo é que os órgãos de controle possam fiscalizar e combater a corrupção para que o dinheiro chegue aos mais necessitados, pois a corrupção tira dinheiro de saúde, educação, e precisamos que o dinheiro seja bem aplicado”, destacou.

O Procurador Geral também falou da importância da sociedade em dar exemplo. “As pessoas precisam fazer um exame de consciência, pois só vai minimizar quando a população tiver a dimensão que ela própria tem que dar exemplo do que fazer corretamente e tomar como lição que quando ocorrer de votar errado, na próxima mude para uma pessoa que tenha noção maior do que é dinheiro público”, afirmou.

Além do combate, que o MPE tem realizado através do grupo de Combate a Corrupção e Improbidade, que é um grupo interno para acelerar as ações contra os casos de corrupção. O Promotor também falou sobre as prevenções. “Para combater esses atos precisamos prevenir e punir, mas acho que a prevenção é um caminho. Fizemos vários eventos para membros e servidores como treinamento para o combate, pois o dinheiro que é roubado faz falta em todos os setores da sociedade, além de ser crime”, concluiu.

O evento de hoje também foi uma homenagem ao ex-ministro chefe da Controladoria Geral da União, José Valdir, que esteve presente no evento.