Sergipe

01/12/2015 às 18h07

TRE cassa mandato do deputado federal Adelson Barreto

Com informações da MPF/SE

No final da tarde desta terça-feira (1º) o deputado federal Adelson Barreto teve o mandato cassado após ser julgado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O deputado ainda foi condenado a pagar multa no valor de R$ 106.410. O deputado foi condenado por unanimidade, o placar da votação foi de 7 votos a 0.

O processo é resultado das investigações da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PR/SE) de repasse irregular e desvios de recursos das verbas de subvenção da Assembleia Legislativa do Estado. 

Foto: Alese

As verbas de subvenção eram um recurso, no valor de R$ 1,5 milhão por ano, disponível para todos os deputados distribuírem entre entidades de cunho social.

Investigação

Os dados coletados pela PRE indicam que Adelson Barreto agiu ativamente para montar um esquema de desvio de recursos, repassando a verbas a entidades de fachada ou sem estrutura previamente escolhidas e se apropriando dos recursos em seguida.

Seu principal apoio no esquema foi o vereador de Capela Antônio Arimateia Rosa Filho, que além de fazer os contatos com as entidades, sacava o dinheiro e entregava pessoalmente a Adelson Barreto, tendo apoiado ostensivamente esse último nas últimas eleições, inclusive produzindo material de propaganda com a foto dos dois.

Os depoimentos de Arimateia, que decidiu colaborar com a Justiça, foram confirmados por quebra de sigilo bancário e também de informações telefônicas, que comprovaram as ligações e os locais dos encontros para entrega do dinheiro.


Fonte: Com informações da MPF/SE