Prefeito de Itabaiana anuncia a compra de carro fumacê e cria força tarefa para combate ao Aedes Aegypti

Por Assessoria de Itabaiana; publi 30/11/2015 15h12
Prefeito de Itabaiana anuncia a compra de carro fumacê e cria força tarefa para combate ao Aedes Aegypti

Na manhã desta segunda feira (30), por volta das 07h30 da manhã, o Prefeito de Itabaiana Valmir dos Santos Costa concedeu entrevista coletiva em seu gabinete, sobre a Força Tarefa criada com o objetivo de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o gestor municipal, os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde, demonstram que Itabaiana encontra-se em situação de médio risco de complexidade em relação a uma possível epidemia. Entretanto, preocupado com a população, o Prefeito foi taxativo ao declarar que o município não deve cruzar os braços, razão pela qual, determinou a criação de uma Força Tarefa para iniciar imediatamente uma grande batalha contra o mosquito vetor da Dengue e suas mutações.

CARRO FUMACÊ

Considerando o grande número de reclamações feitas pela população sobre a incidência do mosquito nos mais diversos pontos do município, o Prefeito Valmir de Francisquinho ressaltou em coletiva que já determinou a compra de um Carro Fumacê para atender a demanda da população. Em relação à Força Tarefa, às equipes serão compostas por cerca de 20 (vinte) pessoas, incluídos os agentes de Saúde e de endemias, e designadas pela Secretaria Municipal de Saúde para atuarem em todo município.

OUVIDORIA

Também foi disponibilizado à população, um canal de comunicação direto com a Secretaria de Saúde do Município. Através do número (079) 99872 0598, qualquer pessoa que apresentar sintomas da doença ou que venha a perceber a presença do mosquito na localidade em que reside ou em qualquer outra região do município poderá acioná-lo e comunicar o fato.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO E LOCAL DE COLETA

As pessoas que por sua vez apresentarem qualquer sintoma semelhante aos da Dengue, devem procurar a Unidade Básica de saúde mais próxima das 07h00 às 17h00, para serem consultadas, e caso seja necessária à realização de exame médico, as mesmas deverão ser encaminhadas até o laboratório do município que funciona no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) localizado na Rua Josué Passos, Nº 700 – Centro, anexo ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), para que sejam submetidas à coleta de sangue com a finalidade de realização do Exame necessária específico para detecção ou não da doença.


Vale ressaltar que os procedimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde se restringem ao exame médico e coleta do sangue, o qual será encaminhado ao laboratório do Instituto Parreiras Horta em Aracaju, que por sua vez, ficará responsável pelo encaminhamento e distribuição ao laboratório do Estado mais próximo onde se realiza o referido exame.

FORÇA TAREFA

De acordo com declarações do Prefeito Valmir de Francisquinho na entrevista coletiva, às equipes que compõem a Força Tarefa atuarão sempre em horários mais críticos e frequentes de ataques dos mosquitos, ou seja; das 05h00 às 07h00 da manhã e das 17h00 às 19h00. O Prefeito também aproveitou à oportunidade para conscientizar a população, pedindo à mesma, a sua colaboração na prevenção do mosquito, evitando acumular água parada em reservatórios descobertos, vasos de plantas, pneus, entre outros. Pois, o município está fazendo a sua parte, faça você também a sua!

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: