Sergipe

23/11/2015 às 16h51

Hemose realizará curso para capacitação de médico responsável técnico pelas agências transfusionais

Redação Portal A8

Dando sequência aos treinamentos sobre a segurança dos processos de transfusão sanguínea, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realizará no início de dezembro o curso destinado à capacitação de médicos para atuar como responsáveis técnicos nas agências transfusionais nos hospitais da rede pública e privada. A atividade tem como objetivo a melhoria da assistência ao receptor de hemocomponentes e o aprimoramento contínuo dos profissionais da rede de saúde.

A captação de doadores, legislação do sangue, licenciamento dos estabelecimentos hemoterápicos, contratos, realização de testes pré-transfusionais, prescrição racional do sangue, liberação e distribuição das bolsas à rede hospitalar, serão alguns dos temas debatidos durante o curso. Organizado para acontecer em quatro módulos, o treinamento será iniciado em dezembro e o encerramento em janeiro de 2016.

De acordo com a gerente da Hemorrede, a médica, Mariamália Newton Andrade, a atualização dos conhecimentos e das técnicas aplicadas na rotina do atendimento transfusional dos hospitais serão o principal foco do curso. “O objetivo é capacitar médicos para exercerem a função de responsável técnico das Agências Transfusionais da Hemorrede de Sergipe, desenvolvendo as competências inerentes ao procedimento e otimizando a garantia da qualidade das transfusões de sangue e hemocomponentes”, informou. 

Segundo a gerente, através do curso, o Hemocentro coordenador busca levar informações sobre a prática hemoterápica, para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela rede hospitalar. “Esse trabalho visa garantir maior segurança transfusional aos usuários e profissionais que administram os hemocomponentes”, frisou.

O hemocentro de Sergipe conta com cinco Agências Transfusionais (AT) - unidade intra-hospitalar que realiza transfusões sanguíneas com a retaguarda do Hemocentro coordenador. O armazenamento de hemocomponentes, a prova de compatibilidade entre doador e receptor, transfusão de plaquetas e hemácias liberadas, são alguns dos serviços realizados por essas agências. As AT’s gerenciadas pelo Hemose estão localizadas no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Regional de Itabaiana, Hospital Regional de Lagarto e Hospital Regional de Estância.

Sobre o curso

Para mais informações sobre o curso e realizar as inscrições, basta acessar o site: www.hemose.se.gov.br. Em seguida clica no link: Curso de Capacitação para Médicos responsáveis técnicos de Serviços de Hemoterapia e Agencias Transfusionais Públicos e Privados. Mais informações sobre a atividade através do telefone: (79)3225-8000.