Sergipe

23/11/2015 às 11h01

Corpo de Bombeiros de Sergipe realiza 1º Curso de Adestramento Básico Canino

Redação Portal A8

O 1º Curso de Adestramento Básico Canino começou nesta segunda-feira (23). Vinte pessoas participam desse curso, envolvendo membros tanto do Corpo de Bombeiros, quanto da Polícia Militar e da Guarda Municipal. O curso começa no dia 23 de novembro e segue até o dia 02 de dezembro. O curso começa com aulas teóricas que serão intercaladas com as aulas práticas e o contato com os quatro cães adestrados existentes na corporação. No total são cinco cãos, um está em treinamento, todos os outros estão aptos para atender a sociedade sergipana. 

O tenente Alisson Carvalho e chefe do canil é o coordenador do curso de adestramento básico canino, segundo ele o objetivo do curso é habilitar profissionais na área de segurança pública no conhecimento de cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães).

Ao final do curso eles saberão fazer o manejo adequado de cães, ter conhecimento de comportamento e adestramento canino, linguagem corporal do cão, principais doenças e medidas profiláticas, além dos tipos de doenças.

Agentes de segurança de Aracaju, Estância e Propriá e Carmópolis se fazem presente estão representados nesse primeiro curso. Segundo o tenente Alisson, a intenção é que sejam feitos dois cursos por ano.

 

Atuação dos cães

Os cães no caso do corpo de bombeiros militar atuam ajudando na terapia de alguma criança que teve algum trauma, ou ainda um enfermo que está com baixa autoestima, essas pessoas quando têm o contato com o cão melhoram e muito, afirma o tenente Alisson. Além disso, colaboram na busca por pessoas, que possam estar escondidas embaixo de escombros. Na área da polícia eles ajudam no farejamento de drogas, controle de distúrbio social.

“Como as corporações militares utilizam os cães, esses cursos unem as forças e podem contribuir com o aprendizado e estarão prontos para atender a sociedade sergipana, nas diversas atuações dos cães”, reforça o chefe do canil. O cão Spike fez parte da apresentação inicial do curso.