SMS divulga nota técnica sobre procedimentos para os casos de Microcefalia em Aracaju

Por Ascom 19/11/2015 18h17
SMS divulga nota técnica sobre procedimentos para os casos de Microcefalia em Aracaju

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, por meio das Diretorias de Vigilância em Saúde (DVS) e Assistência à Saúde (DAS), informa os procedimentos a serem adotados diante de casos de Microcefalia em Nascidos Vivos residentes na Capital. Até o momento, foram notificados 13 casos de Microcefalia em residentes de Aracaju e de acordo com o último pronunciamento do Ministério da Saúde, o Zika vírus é a principal hipótese relacionada aos casos da doença, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, para idade e sexo.

A nota informa que a coleta para virologia dos casos suspeitos de Zika Vírus deverá ocorrer do 1º ao 5º dia do exantema no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), localizado no CEMAR Siqueira Campos, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, sendo necessário o contato telefônico com a Vigilância Epidemiológica (3179-1000/3179-1067) antes do encaminhamento do paciente.

Outro destaque é que a nota traz orientações à população e às gestantes sobre como cuidar da saúde e se prevenir contra o mosquito que transmite o Zika vírus.

Confira nota na íntegra

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: