Sergipe

12/11/2015 às 17h29

Projetos inovadores levam colégio de Itabi ao 1º lugar no Prêmio Gestão Escolar

Seed/SE

O Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, localizado em Itabi, ficou na 1ª colocação da Região Nordeste no Prêmio Gestão Escolar. Essa conquista não foi por acaso: a escola desenvolveu ao longo de 2014 diversos projetos inovadores que levaram a esse resultado.

A unidade de ensino já possui um histórico de bons resultados em índices educacionais. Com 396 alunos, sendo aproximadamente 28 alunos por turma, a escola já participou três vezes do Prêmio Gestão: em 2008, 2009 e 2013. Na última vez ficou em terceiro lugar na etapa estadual.

"Além disso, ela possui excelentes resultados no ensino fundamental e ensino médio no que se refere à aprovação, reprovação e abandono escolar. No ano de 2013, a escola ultrapassou a meta projetada do Ideb, que era de 3.7, e ela alcançou a pontuação 4.2.", pontua o secretário da Educação, Jorge Carvalho.

Bons resultados

Na tarde desta quarta-feira, 11, a Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar - Iniciativa Educadores do Brasil, divulgou a relação das escolas finalistas da 16ª edição do Prêmio Gestão Escolar. Pela primeira vez um colégio da rede estadual de ensino chega à final do Prêmio Gestão Escolar.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação (NUFORM), Jorge Costa, o Colégio Maria das Graças Menezes Moura tem muitos méritos para ter chegado ao primeiro lugar na região nordeste."Essa é uma escola que pratica, realmente, a gestão democrática, a partir do momento em que toda a comunidade escolar participa do processo de tomada de decisões, inclusive na construção das atualizações do projeto político-pedagógico", explicou.

 Ele afirmou ainda que o colégio obteve, em 2014, excelentes resultados nos vestibulares de diversas faculdades, além de uma média satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio: 473,34."Foram 23 aprovações nos vestibulares, com destaque para uma aluna do 2º ano do ensino médio que foi aprovada em Medicina na Universidade Federal da Bahia", disse.

 Projetos

"O Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura conta com professores vencedores no Torneio de Matemática promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Possui ainda alunos bolsistas da Fapitec - Programa Cientista Júnior", diz Jorge Carvalho.

Além disso, possui um projeto que foi apresentado na Câmara de Vereadores de Itabi, que demonstra uma integração escola-comunidade, envolvendo aspectos da economia local, inquietações, debates e mudanças, tendo como fonte inspiradora os feirantes do município.

Outro projeto desenvolvido foi "O Mundo da Copa", em que os alunos abordaram os aspectos econômicos, gastronômicos e culturais dos países durante o período da Copa do Mundo.A escola promoveu também o projeto "Quem Ama Educa", e o "Diga Não à Violência", com o apoio do Ministério Público da cidade, projeto esse que trabalhou as diversas formas de violência e conscientizou as pessoas para a cultura da não violência, envolvendo os organismos da rede de proteção social e a comunidade do entorno da escola.

Outros projetos

Os alunos e professores, auxiliados por técnicos em edificações, fizeram a construção do jardim e do estacionamento da escola, transformando o local que antes servia para receber o lixo dos moradores, e que agora contribuem para a manutenção dos espaços.

A escola desenvolve também aulas de música e violino, no contra-turno dos componentes curriculares, que influenciam de forma positiva na disciplina, educação e motivação dos alunos, além de melhorarem ainda mais a relação entre aluno, escola e comunidade, por meio das diversas apresentações em público.

 As salas de aula contam com recursos audiovisuais e os alunos são estimulados a apresentarem os seus trabalhos utilizando essas tecnologias.


Fonte: Seed/SE