Sergipe

04/11/2015 às 10h46

Feira de Sergipe 2016 é cancelada devido a corte de recursos financeiros

Redação Portal A8

O Sebrae-SE anunciou na manhã desta quarta-feira (4) que a tradicional Feira de Sergipe não terá a edição de 2016. O evento estava programado para o período de 16 a 30 de janeiro, mas foi suspensa pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual. O cancelamento acontece devido à redução de 40% dos recursos financeiros para o orçamento do exercício no próximo ano.

De acordo com o comunicado do Sebrae, a redução acontece por conta do corte de 25% no repasse de recursos para o sistema “S” e ainda pela queda de arrecadação com previsão de 12% para este ano, devido ao aumento do índice de desemprego.

Segundo o gerente da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, José Leite, foi inevitável a suspensão do evento. “A Feira de Sergipe é também mantida a partir da contribuição do povo. Então, com a situação atual da economia, sem os recursos suficientes, fica difícil manter o evento. Nós tivemos que rever nosso planejamento, calcular os investimentos retirados, e infelizmente, verificamos que precisaríamos suspender a Feira de Sergipe”, comenta.

O gerente do Sebrae afirma que o evento faz parte do calendário do verão em Sergipe desde o ano de 2000 e lamenta diante do cancelamento da feira em 2016. “É uma lacuna que está será deixada no verão dos sergipanos. O evento é uma vitrine para os artesãos, para os comerciantes do estado, além de atrair muitos turistas. Um ponto importantíssimo de divulgação da cultura sergipana e para a economia local, mas infelizmente não tivemos outra alternativa”, destaca José leite.

O Sebrae devolverá aos expositores o valor pago pela aquisição dos estandes para o evento. “Nós já estamos nos mobilizando, entrando em contato com todos os expositores, propondo um agendamento, para que eles posam ir na sede do Sebrae obter o ressarcimento integral do que foi pago. Tentaremos minimizar o máximo possível os prejuízos”, diz o gerente.