Fechamento de fórum deixa população de Pedra Mole insatisfeita

03/11/2015 10h51
Fechamento de fórum deixa população de Pedra Mole insatisfeita

A decisão do fechamento temporário de nove distritos judiciários no interior do estado aprovado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), no último dia 20, tem deixado a população insatisfeita.

Com a justificativa de reduzir quase R$ 2 milhões anuais, os fóruns de Malhada dos Bois, Itabi, Pedra Mole, Cumbe, São Miguel do Aleixo, Pinhão, Telha, Amparo do São Francisco e General Maynard serão fechados.


O morador do município de Pedra Mole, Milton Batista Carvalho, é contra a decisão. No dia 28 de outubro, ele chegou a entregar um ofício no TJ-SE para que a determinação do desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça fosse reconsiderada. “Eu fui lá, uma juíza me atendeu, conversou comigo, mas não surtiu o efeito que eu esperava. Ela disse que a prefeitura será obrigada a disponibilizar transporte para a população ir ao fórum mais próximo”, conta.


Na opinião de Milton, a solução oferecida pelo TJ não é a melhor alternativa. Ele diz que a opção irá deixar a população dependente da prefeitura cada vez que alguém precisar do transporte para se deslocar até o fórum de Frei Paulo, distante 30km de Pedra Mole.


“Isso é constrangedor. A população vai ter que ir até a prefeitura, contar da sua intimidade, para que o prefeito avalie se o caso é relevante e se a pessoa merece um transporte, ou não, para ir até o fórum. É todo um processo e a população fica dependente da boa vontade da prefeitura”, justifica Milton.


O morador de Pedra Mole relata ainda que a única delegacia do município foi desativada. Desde então, a violência tem aumentado na cidade. Segundo Milton, aconteceram dois arrastões em menos de 15 dias. Agora, como o fechamento do fórum, todos temem que a criminalidade aumente ainda mais.

value.image
Milton reclamam de fechamento do fórum/ Foto: Portal A8SE

“Queira quer não, o fechamento do fórum também influencia na marginalidade. Já não tem delegacia para registrar o crime, agora não tem o fórum para que a pessoa possa denunciar ou se defender, assim fica difícil. As coisas já não andam boas tendo uma delegacia e um fórum por perto, imagine a 30km da sua cidade? Vai ficar pior ainda, né? A população tem que ficar em alerta”, afirma.


Milton revela que não irá medir esforços para que a decisão do fechamento do fórum de Pedra Mole seja reavaliada. “Eu sei que não vai ser fácil, mas se precisar, irei no Conselho Nacional de Justiça, e se não resolver, ainda tento no Supremo Tribunal Federal. Sei que é uma decisão de gente grande, mas a gente tem que tentar reverter essa situação” conclui.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: