Sergipe

02/11/2015 às 11h57

Banhistas encontram tartaruga morta em praia da Rodovia José Sarney

Redação Portal A8

Na manhã desta segunda-feira (02), banhistas que caminhavam pela faixa de areia da praia, na altura da Rodovia José Sarney, encontraram uma tartaruga morta. O animal morto chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo. Segundo populares, no início do feriadão outra tartaruga também foi encontrada na praia de Aruana.

O animal foi resgatado por uma equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos que foi deslocada para o local. De acordo com o coordenador de núcleo, Ricardo Araújo, há uma norma a ser seguida e a depender do estado da tartaruga, a necropsia pode ser feita no local e a equipe enterra o animal na areia da praia, . “A depender da situação e do estado de desgaste do casco da tartaruga a gente tira do local para análise em laboratório”, explicou. Sobre o animal que teria sido encontrado na Aruana, o representante da Fundação não confirmou a informação. 

Após análise, em função do avançado estágio de decomposição, não foi possível a identificação do sexo e da causa da morte, a espécie foi identificada como Lepidochelys olivácea. A Fundação Mamíferos Aquáticos-FMA e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP são responsáveis pela execução do PRMEA, Programa Regional de Monitoramento de Encalhes e Anormalidades da área de abrangência da Bacia Sergipe/Alagoas, que é uma medida de avaliação de impactos ambientais exigida pelo licenciamento federal conduzido pelo Ibama.

O coordenador também alerta que quem se deparar com um animal nas areias da praia pode entrar em contato como número: 0800 0793434.