Sergipe

27/10/2015 às 11h20

Vigilância sanitária continua com inspeções em delegacias de Aracaju

Redação Portal A8

Continuou nesta terça-feira (27) a inspeção em algumas delegacias de Aracaju, hoje, foi a vez da 2ª Delegacia Metropolitana, na rua Divina Pastora, no centro da capital, receber a fiscalização da equipe de serviços de atenção à saúde da vigilância sanitária. No total são cinco delegacias escolhidas, a 1ª Delegacia e a 8ª DM, foram visitadas no primeiro dia. A 4ª Delegacia e a 10ª serão inspecionadas ao longo da semana.

As inspeções foram solicitadas pelo Tribunal de Justiça, através do juiz Hélio de Figueiredo Mesquita Neto, a partir de denúncias de superlotação de delegacias. De acordo com Lucas Nogueira, representante da vigilância sanitária, o objetivo da fiscalização é verificar as condições de higiene e sanitárias das celas dos custodiados.

Segundo Lucas Nogueira, até o momento a pior situação foi da 1ª delegacia, que fica localizada no conjunto Leite Neto, onde foi encontrada uma situação de muita sujeira e odor nas celas. Neste local existem 21 custodiados, divididos em quatro celas. Já na 8ª Delegacia Metropolitana, localizada no bairro Capucho, haviam apenas cinco custodiados, portanto a situação foi mais tranquila.

Segundo chefe de custódia a 2ª DM tem celas com nove metros quadrados, são escuras e com mau cheiro forte. Na 2ª DM, são seis celas, com dezenove custodiados distribuídos. Após a conclusão das inspeções serão elaborados relatórios com os problemas identificados e orientações, que serão enviados aos MPE e ao TJ, que vão tomar as medidas necessárias.