PM emprega cerca de 200 homens na Operação Enem 2015

Por PM/SE 23/10/2015 09h15
PM emprega cerca de 200 homens na Operação Enem 2015

A Polícia Militar de Sergipe já está com tudo pronto para garantir o sucesso no esquema de segurança elaborado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que acontece neste sábado e domingo, dias 24 e 25, em 32 municípios sergipanos. O planejamento conta com o emprego de cerca de 200 policiais militares, que atuarão na escolta das provas, em rondas ostensivas, supervisão e monitoramento dos locais de aplicação do Exame Nacional.

Discutido e elaborado com antecedência de sete meses, o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), tenente-coronel Eliziel Rodrigues, Coordenador Estadual da Operação Enem 2015, esclarece alguns pontos sobre o planejamento para o Enem, que tem início às 4h do sábado e segue até as 22h do domingo. Além do efetivo da Polícia Militar, participam da operação integrantes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Federal.

“As forças de segurança estaduais de Sergipe receberam a missão de fazer a escolta das provas do centro de distribuição dos Correios até os locais de aplicação das provas, no sábado, e no retorno destas ao centro de distribuição, na noite de domingo. A segunda missão é fazer o policiamento nas escolas, o que será viabilizado com o emprego das viaturas dos nove Batalhões de área envolvidos e reforço das equipes de escolta. Também haverá uma modalidade de policiamento desenvolvida nos municípios por supervisores regionais e um Centro de Monitoramento, que funcionará na Sala de Situação do Quartel do Comando Geral da PM, na capital, para receber toda e qualquer ocorrência relacionada ao processo seletivo”, revelou Eliziel.

A sala de monitoramento será composta por representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, membros do Consórcio Aplicador do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Todas as ocorrências registradas em Sergipe serão comunicadas e cadastradas em um sistema que estará lincado ao Centro de Monitoramento Nacional, com sede em Brasília.

Disque-Denúncia 

O Coordenador Estadual da Operação Enem 2015 informa que a Polícia Militar disponibilizará um telefone funcional exclusivo para receber denúncias de ocorrências e suspeição que venham a comprometer a lisura e o bom andamento do Exame Nacional. “Qualquer ocorrência, seja de fraude, perturbação do sossego ou outra situação que venha a interferir no funcionamento do Enem pode ser comunicada diretamente à Sala de Monitoramento, por meio do telefone (79) 98867-8867, que dispõe, inclusive, do aplicativo de mensagem WhatsApp”, salientou o tenente-coronel Eliziel.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: