Greve dos bancários inicia com muita reclamação em agências da capital

06/10/2015 10h43
Greve dos bancários inicia com muita reclamação em agências da capital
Portal A8SE
value.image

A greve dos bancários começou em todo o território nacional nesta terça-feira (06) e já começou causando transtornos para a população. Nos bancos no centro de Aracaju, muitos clientes reclamaram de filas no autoatendimento e falta dinheiro nos cashs. Em um banco privado localizado na praça General Valadão, houve muita reclamação entre os clientes que precisavam receber o benefício do INSS.

Lucilene Pereira dos Santos, chegou ao banco às 7h, e precisou aguardar a liberação do dinheiro nos caixas. “O atendimento tá horrível, estou aqui desde cedo e tá péssimo, não tem dinheiro nos caixas eletrônicos e estamos esperando liberar, para sacar o benefício do INSS, mal começou a greve e já está assim”, reclamou a mulher que havia ido retirar o benefício do marido doente.

Dona Iara Ramos foi outra cliente que enfrentou transtornos na manhã de hoje. “Certo que entre em greve, mas tem que disponibilizar o dinheiro, não somos culpados, precisamos do pagamento para comer. E tem muita gente que recebe lá no caixa o benefício, fica como? Só deixaram aqui dois cashs para o banco todo, vim pensando que ia ser rápido. Agora tenho que enfrentar, pois sem o dinheiro não tenho como pagar minhas contas”, destacou.

Para a presidente do Sindicato dos Bancários, Ivânaia Pereira, a greve começou bem nos municípios sergipanos, na maioria das cidades os bancos não estão abertos. “Esperamos que o movimento grevista seja forte desde o início para que dure pouco, pois se começarmos fortes os banqueiros chamam para negociar e a gente pode sair dessa greve num tempo breve, é essa a intensão, não queremos passar um mês de greve, queremos resolver nosso impasse”, afirmou.

value.image

Ainda segundo Ivânia Pereira, os banqueiros são os empresários que mais lucraram no país, os banqueiros nesse primeiro semestre de 2015, obtiveram um lucro de mais de 36 bilhões de reais nos cinco maiores bancos do Brasil, então qual a razão para fazer uma proposta ridícula de 5,5%, ou seja 4%, abaixo da inflação? Isso foi um abuso, um distrato aos empregados e também com a sociedade, pois não precisava passar por esse constrangimento”, desabafou a presidente do Sindicato que destacou. “Reivindicamos reajuste acima da inflação com ganho real de salário, questões relacionadas a saúde dos bancários, que os bancos atendam as questões de segurança bancária que que também garantam os 15 minutos de espera do cliente, para isso precisam contratar mais. O Banco do Brasil até hoje não chamou as pessoas do concurso, a Caixa chama um a cada ano. Enquanto isso chega nas agências tem 10 guichês e 3 pessoas trabalhando”, concluiu.

Neste período de greve, os gestores estarão dentro das agências e cada um vai avaliar o nível de atendimento que podem fazer. As salas de autoatendimento, que segundo o Sindicato, hoje representam um grande percentual do atendimento bancário estarão funcionando. Apenas o Banese não está participando, pois apresentou proposta apreciada pelos funcionários dos bancos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: