Moradores reclamam de abandono em obra no Centro de Criatividade

30/09/2015 22h43
Moradores reclamam de abandono em obra no Centro de Criatividade
A8SE

 

Um dos principais símbolos da vida cultural aracajuana – o Centro de Criatividade, está abandonado e tem levado insegurança para os moradores das ruas da região, no bairro Getúlio Vargas. Há um ano, o governador Jackson Barreto, assinou uma ordem de serviço para a revitalização do local, orçada em R$ 1 milhão, mas segundo os moradores, no período das eleições a obra parou.


Atualmente a situação do local é de descaso e para os moradores, está pior do que quando a obra foi iniciada. “É mato por todo lado, não fazem nem a limpeza do local. Não podam as árvores e o Centro virou esconderijo de bandidos e de usuário de drogas. O abandono aumenta a insegurança no local. Antes era um espaço bom, mas está assim há meses, com a obra parada”, afirmou a moradora Maria dos Santos.


De acordo com Ana Lúcia de Oliveira Santos, a promessa foi feita no São João passado, mas a esperança de poder utilizar o espaço acabou rapidamente. “Veio o material, quebraram tudo dentro e depois saíram daqui, abandonaram tudo. Se não tinha condições, porque foi quebrar, era melhor deixar como estava”, desabafou a moradora que destacou. “Prometeu e não cumpriu, agora ficou um local pior. Um lugar perigoso. Era melhor que não prometesse o que não ia poder cumprir. Agora temos um esconderijo para bandidos, a noite o problema é sério”.


Dona Laura Cardoso, recorda os bons tempos em que o Centro de Criatividade levava alegria para o bairro. “Era um São João maravilhoso, as quadrilhas se apresentavam, tinha ginástica, a gente podia ficar na porta, era um movimento lindo. Agora tá tudo quebrado, um verdadeiro lixo. Jackson prometeu, disseram que ia ter de todo aqui. Ficamos felizes com a promessa, mas agora vivemos com esse problema”, destacou. 


Outro lado


De acordo com o Secretário da cultura, Elber Batalha, foi realizada uma licitação no ano passado e a empresa ganhadora iniciou a obra, mas após demolir parte da estrutura do Centro de Criatividade, sumiu. “Fizemos todo o procedimento de registrar abandono de obra, convocamos a segunda empresa colocada e a terceira, mas elas não aceitaram dar continuidade na obra pelo preço oferecido pela primeira, alegando que a empresa abandonou a obra, pois havia oferecido um preço muito inferior “, relatou o secretário. 


Elber também destacou que agora está havendo um processo de recomposição de planilha de custos. “Estamos avaliando o que já foi modificado, se o que a empresa fez foi realmente necessário, para que o projeto seja relicitado. Nada do recurso foi gasto, mas infelizmente essa atitude reprovável da construtora, atrasou significativamente o processo de revitalização e reforma do Centro de Criatividade para qual o Governo já tinha licitado e já tem recurso em caixa para pagar. Só que o processo de anulação de licitação é muito complexo, mas acredito que até agosto, no máximo, nós vamos deflagrar novamente a licitação e espero que a ganhadora desta vez tenha compromisso em concluir a obra”, finalizou o secretário da cultura. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: