Adutora emergencial será construída para solucionar problema de desabastecimento

Neste domingo, 10, haverá uma reunião de emergência, na sede da Deso, entre técnicos da Companhia e o vice-governador Belivaldo Chagas. Na ocasião, será feita uma avaliação detalhada dos danos causados pelo rompimento da adutora

30/09/2015 22h39
Adutora emergencial será construída para solucionar problema de desabastecimento
A8SE

A queda da ponte e o rompimento de duas adutoras do São Francisco, localizadas no povoado Pedra Branca, em Laranjeiras,no início da tarde deste sábado,09, causaram o interrompimento de 70% do abastecimento de água da Grande Aracaju. Com isso, as regiões de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e bairro Rosa Elze e conjunto Eduardo Gomes, em São Cristóvão, foram afetadas. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) já está mobilizada para providenciar uma solução emergencial. Com o acidente, a Grande Aracaju teve sua capacidade de abastecimento reduzida para 30%.


De acordo com o diretor-presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, o órgão vai trabalhar durante 24 horas por dia junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) para viabilizar a construção de uma adutora emergencial na ponte já existente. Carlos ainda informa que Sergipe já possui o material necessário para a realização das obras e que os caminhões da companhia já estão sendo mobilizados para realizar o transporte. Ainda não há prazo de duração das obras. 


"Esse é o caminho até que se discuta uma solução definitiva. Não podemos prever um prazo para a obra emergencial, pois é de grande porte. Vamos analisar a metodologia e de que forma a construção pode ser realizada", declara Carlos de Melo, acrescentando que, o mais importante neste momento, é que os impactos do desabastecimento sejam minimizados. 


Com relação aos 30% que permanecem em funcionamento, o diretor-presidente da Deso informa que o volume é correspondente ao abastecimento do Poxim, Cabrita e Ibura e que essa porcentagem, que originalmente alimenta a zona sul da capital, será redistribuída para toda a Grande Aracaju. 


A Deso pede a colaboração e compreensão da população e solicita que, nesse momento de crise, todos economizem água. "A Deso está se preocupando em solucionar o problema e pede que todos fiquem cientes da situação", relata Carlos, acrescentandoque as causas do acidente ainda não foram esclarecidas.


Neste domingo, 10, haverá uma reunião de emergência, na sede da Deso, entre técnicos da Companhia e o vice-governador Belivaldo Chagas. Na ocasião, será feita uma avaliação detalhada dos danos causados pelo rompimento da adutora.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: