Chuva provoca alagamentos e trânsito lento em diversos bairros de Aracaju

30/09/2015 22h36
Chuva provoca alagamentos e trânsito lento em diversos bairros de Aracaju
A8SE

 

A forte chuva registrada no início da manhã desta terça-feira (14) mudou a paisagem de algumas ruas da capital sergipana e causou transtornos no trânsito da cidade.  Apesar da pouca duração, alguns canais transbordaram e avenidas se transformaram em verdadeiros rios. 


Logo nas primeiras horas do dia, semáforos das avenidas Tancredo Neves e Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro) tiveram problemas no funcionamento, mas logo foi resolvido. Ruas dos bairros São José, Treze de Julho e Centro também tiveram congestionamentos decorrentes de problemas na rede elétrica que abastece os sinais.


Por ser rodeada de rios e córregos, Aracaju sempre teve histórico de alagamentos, principalmente nas áreas cortadas por canais. E, mesmo sabendo dos riscos de inundações, muitas pessoas ainda mantém o habito de jogar lixo em locais irregulares, o que causa diversos problemas. “Aqui é sempre assim. Choveu, inundou. O povo é meio irresponsável e vive jogando entulhos e até móveis no canal. Aí não tem outra: transborda mesmo”, afirma o comerciante Paulo Alves.


Além desse problema, a cidade ainda sofre de um fator geográfico: é quase que inteiramente plana, por isso, facilmente alaga. “O nível da cidade e elevação das marés colaboram com as enchentes existentes quando as chuvas torrenciais chegam. Fatores conjuntos que acabam resultando em vários problemas”, explica o meteorologista Overland Amaral. 


O especialista revela ainda que, em Aracaju, o problema dos alagamentos tem relação direta com o crescimento irregular da cidade e ausência de pavimentação em vários bairros. “A capital sergipana passa por uma séria dificuldade de drenagem e escoamento, fator que, junto às chuvas intensas, acarretam em transtornos. O crescimento desordenado da cidade e a falta de pavimentação cooperam com a constância dos alagamentos, pois a drenagem existente não dá vazão suficiente para as fortes chuvas”, acrescenta.


A previsão, segundo Overland, é de que as chuvas continuem em todo o estado, com concentração maior na capital e área litorânea. 


Ação preventiva


Sabendo dos problemas que viriam com a chegada das chuvas, a prefeitura de Aracaju montou uma força tarefa para combater os problemas e auxiliar a população nos impasses decorrentes do clima. 


Um número telefônico foi disponibilizado para atender a demanda envolvendo o assunto e, em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informa quais os horários de atendimento e como proceder diante de qualquer dificuldade.


Confira a nota:

 

A Defesa Civil Municipal segue monitorando todas as regiões que apresentam situação de maior risco. Em virtude dos alertas meteorológicos, que indicam que o período de chuva deve continuar nos próximos dias, a Defesa Civil permanece trabalhando diuturnamente, a fim de se anteceder aos fatos. Em caso de necessidade ou informações, a população pode procurar entrar em contato pelo telefone (79) 3214-1745, de segunda a sexta das 8h às 17h, e nos demais horários através do 193 - Ciosp.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: