Polícia Militar faz balanço da operação Carnaval Seguro

30/09/2015 22h31
Polícia Militar faz balanço da operação Carnaval Seguro

A Polícia Militar de Sergipe, através da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), apresentou, na manhã desta quinta-feira (19), os números da Operação Carnaval Seguro 2015. A fiscalização, que foi iniciada na última sexta-feira (13), seguiu até o meio-dia da quarta-feira, (18). As ações ocorreram nas imediações do Rasgadinho, no centro de Aracaju, e no caminho das praias.

 

Em comparação ao ano passado, houve queda nos registros, sendo 332 registrados em 2014 contra 233 neste ano. No ano passado, foram recolhidos 61 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 50 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Já em 2015, foram 78 CRLVs e 28 CNHs. Foram ainda enviados para o galpão 61 veículos em 2015, contra 63 em 2014.

 

Segundo o comandante da CPTran, major Fábio Machado, a redução no número de autuações já era esperada, devido ao esvaziamento da cidade durante o Carnaval. Entretanto, a maior queda nas estatísticas está relacionada à Lei Seca. Em 2014, foram 41 pessoas autuadas no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro. Este ano, foram apenas 17 condutores.

 

"Esse resultado para nós é motivo de alegria, pois verificamos uma mudança de comportamento. Infelizmente, ainda notamos que esta suposta conscientização se dá mais pelo medo de punição do que pelo perigo que tem a mistura entre álcool e direção. Mas, independente da natureza da consciência, o que importa para nós é o resultado, que leva à preservação de vidas", destaca o major.

 

Com relação aos acidentes de trânsito, o número se manteve em comparação a 2014. "Foram 18 registros, porém, infelizmente, este ano tivemos uma morte, ocorrida no bairro Inácio Barbosa, na segunda-feira, quando um motociclista chocou-se com um poste", aponta Fábio Machado. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: