Prefeitura homenageia personalidades com Complexo Viário

Além de homenagear o governador Marcelo Déda, a Prefeitura de Aracaju relembra as personalidades sergipanas que emprestam nome às vias que fazem parte do novo circuito.

30/09/2015 21h56
Prefeitura homenageia personalidades com Complexo Viário
A8SE

O Complexo Viário Governador Marcelo Déda será inaugurado logo mais às 18h30, transformando a mobilidade urbana de Aracaju. A obra foi orçada em R$ 34,5 milhões em recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura Municipal.

 

Além de homenagear o governador Marcelo Déda, a Prefeitura de Aracaju relembra as personalidades sergipanas que emprestam nome às vias que fazem parte do novo circuito. Todo o Complexo Viário é composto pelo Viaduto Jornalista Hugo Costa, pelas avenidas Tancredo Neves, Paulo VI, Ministro Geraldo Barreto Sobral, Manoel Dória da Silva, Dr. Adel Nunes e Josino Silva, além da ponte Procurador de Justiça Gilberto Vila-Nova de Carvalho.

 

Confira quem foi cada um dos ilustres homenageados:

 

Marcelo Déda Chagas

 

Grande nome da política sergipana, Marcelo Déda Chagas iniciou sua carreira política em 1982, com apenas 22 anos, e conquistou o primeiro cargo quatro anos depois, quando foi eleito deputado estadual com mais de 30 mil votos. A partir de então, nunca mais deixou a vida pública. Nos mais de 30 anos de militância, o Marcelo Déda também foi deputado federal entre os anos de 1994 e 2000, antes de ser prefeito de Aracaju.

À frente da Prefeitura, realizou importantes obras, como as avenidas São Paulo e Gasoduto, além de escolas, creches e unidades de saúde. Em 2007, assumiu o Governo do Estado, e foi reeleito em 2011. Marcelo Déda faleceu aos 53 anos, em 2 de dezembro de 2013, vítima de um câncer gastrointestinal.

 

Tancredo Neves

 

Tancredo de Almeida Neves, nasceu em 4 de março de 1910 no interior de Minas Gerais, onde iniciou sua carreira política, sendo eleito vereador pela primeira vez em 1935, no município de São João Del Rei. Foi deputado estadual e federal e, em 1985, eleito presidente da República. No entanto, na véspera da posse, em 14 de março de 1985, foi internado em estado grave, e faleceu no dia 21 de abril do mesmo ano.  

 

Hugo Costa

 

Nascido no Rio de Janeiro, o jornalista Hugo Costa veio para Sergipe ainda criança.  Além de jornalista, Hugo Costa atuou como advogado e foi um dos fundadores do Tribunal de Contas do Estado - sendo procurador. Também foi compositor musical, sendo autor do Hino do Batistão. Foi sub-chefe da Casa Civil da Presidência da República durante governo de Jânio Quadros. Até a época de seu falecimento, assinava uma coluna no Jornal da Cidade. Hugo Costa faleceu em 2010 em decorrência de um câncer no pulmão.

 

Paulo VI

 

Paulo VI  foi o papa de número 262 da história da Igreja Católica, e exerceu seu pontificado entre 1963 e 1978. Nascido na cidade italiana de Concesio, teve sua vida baseada na devoção e amor a Nossa Senhora. Destacou-se por ter sido o primeiro a percorrer os cinco continentes, em nome da fé católica.  Faleceu no dia 6 de agosto de 1978 e foi sucedido por João Paulo I. Em 1993, deu-se início ao processo de beatificação de Paulo VI.

 

Ministro Geraldo Barreto Sobral

 

Jurista sergipano que chegou ao posto de ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Geraldo Barreto Sobral, foi juiz em Aracaju de 1967 a 1982 - quando assumiu o STJ até a data de sua morte. Durante o governo de Lourival Baptista, seu sogro, assumiu, ainda, o posto de secretário da Justiça, além de assumir interinamente as secretarias de Segurança Pública e Educação. Faleceu aos 55 anos, em 18 de agosto de 1992.

Gilberto Vila-Nova de Carvalho

 

Nascido na cidade de Cristinápolis, sul do estado, Gilberto Vila-Nova formou-se em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 1968, foi nomeado Promotor Público e, em 1985, designado para assumir o cargo de Corregedor Geral, promovido a Procurador de Justiça do Ministério Público no ano de 1988. Foi também coordenador-geral do Ministério Público em 1991 e Diretor do Centro de Estudos do Ministério Público em 1995. O jurista faleceu em 27 de fevereiro de 2000.

 

Manoel Dória

 

Manoel Dória da Silva, conhecido como Maneca,nasceu em Porto da Folha e veio para Aracaju ainda criança, filho de Francisco Félix da Silva, irmão de José Félix da Silva e Raul Félix da Silva , foi fundador do PMDB, partido no qual teve quatro legislaturas em Aracaju, ainda na década de 70. O vereador Maneca foi casado com Marina Dória, é tio do atual Vereador Renilson Felix, autor da propositura que dá o nome à avenida.

 

Dr. Adel Nunes

 

Nasceu em 1909, na Bahia, e mudou-se para Aracaju em meados de 1935, onde tornou-se professor da rede pública estadual. Como médico, pertenceu aos quadros da Prefeitura, onde exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Educação e Saúde, durante as administrações dos prefeitos José Garcez Vieira, Roosevelt Cardoso, Godofredo Diniz e José Conrado de Araújo. Seu desprendimento e dedicação às pessoas humildes fizeram com que fosse conhecido como "o médico dos pobres".

 

Na área da educação, dedicou-se ao ensino de Biologia no Instituto Normal Rui Barbosa, do qual foi diretor, a partir de 17 de outubro de 1963. Adel Nunes faleceu em 23 de março de 1972.

Josino José de Almeida

 

Nascido no dia 10 de março de 1910, no município sergipano de Campo do Brito, Josino José de Almeida vem de uma família humilde, mas tornou-se um grande comerciante. Iniciou no ramo de confecções, mas depois associou-se a José Martins Neto, na Almeida Martins e Cia. Ltda. Constituída em 1953, a empresa atuava no ramo de transportes, oficina mecânica, compra e venda de peças, lubrificantes e combustíveis.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: