Matrículas para rede estadual começam na segunda, 27

O período se estenderá até 31 de janeiro

30/09/2015 21h53
Matrículas para rede estadual começam na segunda, 27
None

A partir desta segunda-feira, 27, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) dará início às matrículas dos alunos que pretendem ingressar nas escolas da rede estadual. O período se estenderá até 31 de janeiro. Para facilitar a realização das matrículas dos alunos nas escolas da rede estadual e evitar que longas filas se formem à porta das unidades de ensino, a Seed adotou algumas medidas que servem para orientar e facilitar a mobilidade dos pais ou responsáveis pelos alunos.

 

Nas escolas em que a procura é muito grande serão colocados estandes com funcionários para orientar os pais e também topic’s para levá-los para outras unidades de ensino, caso as vagas se encerrem na escola pretendida.

Já nos colégios Atheneu e Dom Luciano, cuja procura também é grande, haverá a tradicional distribuição de senhas para que os pais possam matricular seus filhos com data e horário marcados. 

 

José Alves

 

O início das matrículas para o Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, previsto para o dia 31 de janeiro, foi transferido para o dia 12 de fevereiro. Neste colégio, que fica no bairro Coqueiral, será instalado um estande para efetuar as matrículas dos alunos do bairro.

Vão prestar assistência a essa comunidade os funcionários das escolas 8 de Julho, Augusto Ferraz, General Valadão, 15 de Outubro e Caic Geraldo Barreto Sobral. Estas escolas estão com vagas disponíveis para também atender os alunos do Coqueiral.

 

Nesses estandes, os pais poderão efetuar as matrículas dos alunos nas respectivas escolas. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, esse esquema é para facilitar o acesso à matrícula e evitar que os pais tenham de se deslocar para essas escolas.

 

Ele destacou que, mesmo após o período do calendário de matrículas, as escolas continuarão matriculando os alunos até que todas as vagas sejam preenchidas.

 

As matrículas na rede estadual para 2014 tiveram início na última segunda-feira, 13, para os alunos que desejaram permanecer no estabelecimento em que já estudavam. Essa matrícula prosseguiu até o dia 17 de janeiro. A matrícula de egressos, destinada ao aluno que estudou em um estabelecimento da rede pública estadual e que optou em solicitar a transferência para outra escola da rede, começou no dia 20 janeiro e encerra-se nesta sexta-feira, 24.

 

Vagas

 

O secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, reafirmou que não haverá falta de vagas para atender à demanda da população. "A rede estadual está preparada para atender a toda a demanda, e nenhum aluno ficará fora da escola por falta de vagas", ressaltou.

A professora Eliane Passos, assessora do Departamento de Inspeção Escolar da Seed, afirmou que as escolas da rede estadual de ensino estão preparadas para receber os alunos neste ano letivo. 

 

"A realidade que se configura hoje demonstra que não há necessidade de correria na busca de vagas nas escolas situadas no centro da cidade. A legislação recomenda que os alunos sejam matriculados em escolas próximas a sua residência. Temos em todos os bairros de Aracaju escolas com excelentes trabalhos realizados. As escolas são partes da comunidade e devem estar juntas", salientou a professora.

 

Calendário diferenciado

 

Como algumas escolas da rede ainda não concluíram o ano letivo, essas unidades terão um período de matrícula diferenciado, atendendo ao calendário especifico de cada uma delas. "Todas as escolas têm autonomia para definir o seu calendário escolar. A Seed publica a portaria e define as datas de matrículas, mas cada escola tem autonomia para se adequar à sua realidade", acentuou Eliane Passos.

 

A diretora de Educação de Aracaju (DEA), professora Nádia Cardoso, explica que a diversidade das datas das matrículas e de inícios de ano letivo nas escolas da capital se dá por conta da variedade do término do ano letivo decorrente de greves, paralisações e atrasos de obras que se acumulam desde 2012.

 

Ela disse que das 88 escolas em funcionamento em Aracaju, 22 terminaram as aulas em dezembro; 31 estão terminando neste mês de janeiro; 23 finalizarão em fevereiro; seis em março; três em abril e duas em maio, totalizando 87 escolas, já que o José Figueiredo Barreto tem períodos letivos diferenciados por ser um centro de educação profissionalizante.

 

A diretora informa que para 2014 não funcionarão mais na rede pública estadual as Escolas São Domingos Sávio e Oratório Festivo São João Bosco (Oratório de Bebé), ambos comodatos, cujas instituições oficializaram o desejo de não renovar o contrato com a Seed.

Calendário Letivo
 
A portaria assinada pelo secretário Belivaldo Chagas também apresentou três propostas de ano letivo para 2014. A primeira proposta é que as aulas tenham início no dia 10 de fevereiro com conclusão do ano letivo em 15 de dezembro. A segunda proposta é que as aulas iniciem-se no dia 10 de fevereiro e terminem o ano letivo no dia 4 de dezembro. A terceira proposta é que o ano letivo tenha início no dia 10 de março e termine no dia 23 de dezembro.

 

"Mais uma vez queremos destacar que são propostas de calendário, pois as escolas têm autonomia para definir o seu calendário, desde que cumpram os 200 dias letivos. Sabemos que algumas escolas da capital ainda estão em aula e, por isso, não vão conseguir cumprir essas datas", concluiu Belivaldo Chagas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: