Dia Mundial da Aids enfatiza o diagnóstico precoce

Em Sergipe, já foram notificados 3.340 casos de Aids com 1.076 óbitos.

30/09/2015 21h47
Dia Mundial da Aids enfatiza o diagnóstico precoce
A8SE

A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano vai incentivar o diagnóstico precoce do HIV, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS. Em Sergipe, já foram notificados 3.340 casos de Aids com 1.076 óbitos.

 

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de DST/Aids, realiza várias ações na capital e interior para marcar o dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a Aids. A programação inclui palestras, oficinas de prevenção para profissionais de saúde, campanha de mobilização com a Unidade “Fique Sabendo” e a Caminhada da Prevenção, na tarde de domingo, 1º, na Orla de Atalaia, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde.

 

“Nesta campanha temos um forte aliado que é a unidade móvel Fique Sabendo que foi a primeira do país com a estrutura que oferta com salas específicas para determinados atendimentos e tem sido usada como modelo para vários outros Estados. Faz a diferença no momento em que resolvemos ir em busca dessas pessoas para fazer os exames  e não ficar esperando por elas. Essa busca ativa tem sido uma ferramenta fundamental no diagnóstico precoce”, explica o gerente do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Almir Santana.

 

A Unidade Móvel “Fique Sabendo” foi criada em dezembro do ano passado e já realizou, até 20 de outubro, mais de 2 mil testes de HIV, 2.320 de Sífilis e 883 testes de hepatites virais B e C.  O micro-ônibus adaptado tem duas salas de aconselhamento, uma sala para execução dos procedimentos e vem facilitando o acesso aos testes rápidos junto às populações mais vulneráveis e de difícil acesso em povoados, rodovias e em situação de pobreza.

 

Este ano, durante a campanha “Para viver melhor, é preciso saber”, vai estar no Sesc do bairro Siqueira Campos (dia 28), no município de Propriá (dia 29), no bairro Santos Dumont (dia 30) e no dia 1º de dezembro no Parque da Sementeira. As atividades começaram nessa quarta-feira, 27, com a Unidade Móvel “Fique Sabendo”, na Ação Cidadã realizada em parceria com o Sesc no município de Indiaroba.

 

“A campanha deste ano quer levar a mensagem a todos que o diagnóstico precoce do HIV ajuda as pessoas a viver com mais qualidade”, explicou o coordenador estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana.

 

Ele destacou que nunca é demais lembrar que o vírus da Aids não escolhe etnia, idade, gênero ou orientação sexual. Entre os idosos, o número de casos vem crescendo e hoje já representam 10% do total. Em Sergipe, dos 3.340 casos, 334 estão entre essa população.

 

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde com apoio da ONU para reforçar a tolerância e dizer NÃO ao preconceito com os indivíduos soropositivos. No Brasil, foi instituído no ano seguinte.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: