Por aclamação, PMDB corta aliança de 13 anos com PT e abandona governo Dilma

Por R7 29/03/2016 15h32
Por aclamação, PMDB corta aliança de 13 anos com PT e abandona governo Dilma

O PMDB anunciou nesta terça-feira (29), em Brasília, que vai deixar a base do governo Dilma Rousseff, rompendo uma aliança de 13 anos com o PT.

A sessão-relâmpago do diretório nacional durou cerca de dois minutos e foi presidida pelo senador Romero Jucá (PMDB/RR).

Ele leu uma moção apresentada pelo diretório da Bahia e pediu, em seguida, para que os mais de 100 parlamentares presentes se levantassem para a aprovação.

— [A moção] requer a imediata saída do PMDB do governo com a entrega dos cargos de todas as esferas do executivo federal.

Os peemedebistas então se levantaram e aprovaram a moção por aclamação. Em meio a aplausos, eles gritaram palavras de ordem como “Fora PT’ e “Brasil pra frente, Temer presidente”.

A sessão de hoje, que aconteceu na Câmara dos Deputados, mostra que o partido aposta agora no impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que eventualmente poderia conduzir o vice-presidente Michel temer à Presidência.

A reunião contou com alguns caciques peemedebistas, como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), o ex-ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/RS) e Ibsen Pinheiro, que preside o PMDB gaúcho.

Nenhum dos sete ministros peemedebistas que integram o governo compareceu à sessão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: