Vênus e Júpiter 'se encontram' no céu nesta terça-feira, 30 de junho

30/09/2015 22h44
Vênus e Júpiter 'se encontram' no céu nesta terça-feira, 30 de junho

Desde o início do mês de junho deste ano é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando no céu. O fenômeno, que acontece por que os planetas estão convergindo, terá o seu ápice nesta terça-feira (30).


Claro que esse fenômeno não significa que os planetas estão se aproximando de fato, mas apenas da forma com ambos são vistos da perpesctiva da Terra.  

 

Melhor horário de observação


De acordo com a NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, o fenômeno poderá ser visto durante o poente do sol. Ou seja, no momento em que o sol se põe é preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, confirma que o melhor horário para ver os planetas é no pôr-do-sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, até as 20h, será o melhor horário para observar”, diz.

 

A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr do sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”, detalha.


O Observatório Nacional também informa que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. “Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível”, diz Josina. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: