Número de mortos em terremoto no Nepal passa de 2.300

30/09/2015 22h38
Número de mortos em terremoto no Nepal passa de 2.300
A8SE

As autoridades do Nepal confirmaram que passa de 2.300 o número de mortos por causa do terremoto de 7,8 graus na escala Richter que atingiu o país nesse sábado (25). Outras 4.718 pessoas ficaram feridas. 


Milhares pessoas passaram a noite nas ruas com medo de réplicas do tremor. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) a maior réplica aconteceu neste domingo (26) e registou 6,7 graus na escala Richter.

 

O novo tremor teve seu epicentro a 81 Km a leste da capital nepalesa e também foi sentido em Nova Déli, em praticamente todo o norte da Índia e em Bangladesh.


O governo do Nepal fala em pelo menos dez montanhistas estrangeiros mortos no Everest em decorrência do tremor de ontem. 


Este é o pior terremoto dos últimos 80 anos no Nepal e um dos mais fortes na região na última década. Em 2005, um tremor provocou a morte de mais de 84 mil pessoas na Caxemira indiana e paquistanesa.


Ajuda  

 

Vários governos e organizações expressaram solidariedade ao Nepal. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que a organização está preparando "um grande esforço" para ajudar o país.


— As Nações Unidas estão apoiando o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e está se preparando para organizar um grande esforço de assistência.


O governo americano anunciou o envio imediato de uma equipe de especialistas em resposta a catástrofes e a doação inicial de R$ 2,9 milhões (US$ 1 milhão) em ajuda para atender as primeiras carências após a catástrofe.
Uma equipe internacional de busca e resgate do Exército chinês partiu hoje rumo ao Nepal e espera chegar a Katmandu ao meio-dia (horário local). 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: