Esportes

25/02/2016 às 10h43

Tocha Olímpica passará por 6 cidades sergipanas

Rio2016

O comitê organizador dos jogos olímpicos Rio 2016, anunciou no dia de ontem (24) em uma cerimônia realizada no Rio de Janeiro, como será o percurso da tocha olímpica em território Brasileiro. Em Sergipe as cidades contempladas serão: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Aracaju e Propriá. O percurso em solo sergipano será nos dias 28 e 29 de maio.

Foto: Rio2016 / Felipe Varanda
Após o fogo olímpico ser aceso na cidade de Olímpia, na Grécia, no dia 21 de abril a chama chegará ao Brasil no dia 03 de maio na cidade de Brasília, onde será iniciado o revezamento. O trajeto da tocha vai passar por 329 cidades. Além de simbolizar a paz, a passagem da tocha dará oportunidade a pessoas do país inteiro de se sentir parte dos Jogos Olímpicos.

Carlos Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, destaca a importância do trabalho conjunto com representantes dos governos federal, estadual e municipal e, sobretudo, da Força Nacional, que tem papel fundamental na logística do revezamento da tocha.  Em 95 dias serão percorridas 329 cidades, incluindo todas as capitais estaduais, em caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores.

O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidades-estados anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições Olímpicas. Daí vem o simbolismo de paz e integração dos povos. No Brasil, além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão realizados de 5 a 21 de agosto. Dentre os critérios de escolha das cidades para o percurso estão o interesse turístico e a logística.


Fonte: Rio2016