Esportes

23/11/2015 às 09h46

Novo formato de disputa da 1ª divisão do sergipano é definido

Redação Portal A8

O novo formato de disputa do Campeonato Sergipano para a primeira divisão foi definido em reunião realizada na última sexta na câmara de vereadores de Estância com a presença dos dirigentes de todos os 10 clubes participantes da competição, incluindo Guarany e Dorense que garantiram acesso a séria A na última semana.

A reunião foi presidida pelo atual presidente Carivaldo de Souza e com participação do futuro mandatário, Milton Dantas eleito em outubro para comandar a federação a partir de janeiro de 2016 por quatro anos.

A forma apresentada pela Federação Sergipana de Futebol (FSF) foi aprovada por todos os dirigentes, que acreditam em uma competição atraente, motivada e que promova o retorno do torcedor aos estádios de futebol.  

Foto: Federação Sergipana de Futebol

O Campeonato Sergipano 2016 será disputado em três fases. Na primeira fase, com a participação dos 10 clubes, somente um turno, de ida, os clubes se enfrentam entre si. As seis melhores equipes classificam-se para a segunda fase, que será um hexagonal, com jogos de ida e volta. As duas melhores equipes disputam o título em dois jogos. O melhor colocado jogará por dois resultados positivos iguais, na grande decisão. O vencedor dessa fase será o campeão estadual de 2016. O perdedor o vice-campeão.

Na terceira fase, as quatro equipes não classificadas para o hexagonal, disputam o “torneio da morte”. Os dois primeiros colocados permanecem na Divisão Especial em 2017. Os outros dois caem para a série A2.

Alguns dirigentes, como o novo presidente do Itabaiana Amilton Gomes, defendem uma fórmula diferente, em uma disputa por pontos corridos e no final os quatro melhores disputam as duas vagas na final. Mas o formato proposto por Carivaldo venceu por 6 votos a 4.