III Festival Sergipano de Artes Cênicas estreia no Dia Mundial do Teatro

Por Com informações da Secult 23/03/2017 17h12
III Festival Sergipano de Artes Cênicas estreia no Dia Mundial do Teatro
value.image

 

Na próxima segunda-feira (27), Dia Mundial do Teatro, será iniciado o III Festival Sergipano de Artes Cênicas. O evento conta com diversas apresentações divididas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos de Aracaju e do interior.

O festival abriga também o VII Festival Sergipano de Teatro e a XI Semana de Dança, que tem como objetivo incentivar a produção cultural sergipana, a formação de plateia e garantir o direito de acesso à cultura, contemplando diversos gostos e faixas etárias. O Festival acontece entre os dias 27 de março e 30 de abril, totalmente gratuito.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o espetáculo ‘Danação’, de Minas Gerais, foi convidado para abrir a programação no Teatro Tobias Barreto trazendo a narração de algumas histórias que abordam questões sobre a vida, a morte, o amor e a memória. Nascido do encontro entre os artistas Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Marcelo Castro (Grupo Espanca) e Mariana Maioline, a peça aposta na construção e desconstrução de imagens, atmosferas e metáforas evocadas pelo texto escrito pelo dramaturgo belorizontino, Raysner de Paula. Na peça, o público se torna personagem essencial do jogo de cena, nas situações estabelecidas pelo narrador.

Já a terça-feira, 28, será dedicada ao aniversário de 63 anos do Teatro Atheneu, que será comemorado com a apresentação do monólogo pernambucano, ‘O Açougueiro’.  Dirigido por Samuel Santos, o espetáculo traz Alexandre Guimarães se revezando em sete personagens, sendo o principal Antônio, um sertanejo que tinha como ambição ser dono se um açougue. Ele conhece e se apaixona por Nicinha, com quem decide se casar, mas tem como obstáculo uma sociedade que não aceita o relacionamento. As duas apresentações de abertura do Festival estão marcadas para as 20 horas.

Além dos espetáculos o evento contará, mais uma vez, com diversas palestras e oficinas gratuitas, voltadas especialmente para profissionais e interessados nas artes cênicas. A primeira será com o renomado ator, diretor e teatrólogo brasileiro, Amir Haddad (RJ), que falará sobre ‘O teatro e a sua sobrevivência nos tempos atuais’, no dia 29 de março, às 18 horas, no Teatro Atheneu.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: