Gastronomia

12/04/2016 às 07h48

barrinhas de limão e ricota

Ascom/Finna

 

Finna

Ingredientes

Para a massa:

1 e 3/4 xícara de Farinha

2/3 xícara de açúcar de confeiteiro

1/4 xícara de amido de milho

1 colher de sopa de raspas de limão

3/4 colher de chá de sal

12 colheres de sopa de margarina

Para o recheio:

1 xícara de ricota fresca

4 ovos grandes batidos de leve

1 e 1/3 xícaras de açúcar

3 colheres de sopa de Farinha Finna

2 colheres de sopa de raspas de limão

2/3 xícara de suco de limão

¼ colher de chá de sal

Modo de preparo:

- Unte uma assadeira com margarina e forre bem com uma folha de papel vegetal para a massa não grudar. Depois você unta o papel e forra de novo com outra folha no sentido contrário. Isso é muito importante para o doce sair bem facinho e sem quebrar quando desenformar.

- Bata bem a farinha, o açúcar de confeiteiro, o amido de milho, as raspas de limão e o sal. Ponha a margarina e processe até formar uma farofa bem grossinha. Espalhe essa farofa na forma, aperte bem com os dedos e ponha na geladeira.

- Deixe lá por 30 minutinhos e, enquanto isso, aproveite para preaquecer o forno em 176ºC. Depois de passados os 30 minutos, ponha para assar por mais 20 minutos ou até ela ficar meio douradinha.

- Para o recheio, misture bem a ricota, os ovos, o açúcar e a farinha com um batedor de arame. Aos poucos, vai colocando as raspas, o suco de limão e o sal. Não se esqueça de bater bem o recheio enquanto isso. Vai ficar divino!

- Agora você vai reduzir um pouco a temperatura do forno, a 162ºC. Depois, tire a forma do forno e jogue a mistura em cima. Ponha no forno de novo para assar por mais 30 minutinhos ou até o recheio ficar bem firme – É bom sempre dar uma olhadinha!

- Depois que tirar do forno e esfriar, tem que tirar a torta da forma puxando o papel vegetal, assim fica mais fácil de tirar. O resto é fácil: é só cortar em quadradinhos e polvilhar com açúcar de confeiteiro.

 


Fonte: Ascom/Finna