Gastronomia

18/12/2015 às 15h07

Strudel de abacaxi com nozes

Ascom Fortaleza

Ingredientes:

Massa:

1  embalagem de biscoito Cream Cracker

150g de farinha de trigo 

2 ovos

100g de margarina

2 gemas para pincelar

Recheio:

1 kg de abacaxi, em cubos

400g de açúcar

200g de uvas passas brancas

Para Montagem:

350g de nozes, picadas

3 colheres (chá) de açúcar

2 colheres (chá) de canela em pó

150g de Margarina Puro Sabor

Para decorar:

10g de açúcar de confeiteiro

30g de nozes

20g de uvas passas brancas

Para acompanhar:

Sorvete de creme

Modo de Preparo:

- Leve ao processador o biscoito e bata até obter uma farofa fina. Em uma tigela funda, acrescente 150g da farofa fina de biscoito e reserve 50g para montagem, a farinha de trigo e 2 ovos.

- Em uma frigideira pequena, aqueça a manteiga junto com 8 colheres (sopa) de água e deixe amornar. Junte aos demais ingredientes, misture bem até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos evolvida em papel filme.

Prepare o recheio:

- Em uma panela média, junte o abacaxi, açúcar e deixe cozinhar até secar a água. Retire do fogo, acrescente as uvas passas, mexa delicadamente e reserve.

- Acomode a massa sobre papel manteiga e com a ajuda de um rolo abra a massa até deixá-la bem fina. Polvilhe sobre a massa a farofa fina de biscoito reservada, acomode por cima o recheio de abacaxi, as nozes, salpique o açúcar de confeiteiro e a canela, acomode por cima pequenas porções de manteiga e enrole como rocambole.

- Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha de trigo, junte o strudel, pincele com as gemas, acrescente por cima pequenas porções de manteiga, leve ao forno 180ºC por 40 minutos e a cada 10 minutos regue com a manteiga derretida que se formará na assadeira. Retire do fogo, polvilhe açúcar de confeiteiro, decore com nozes e uvas passas.  Sirva ainda quente com sorvete de creme.

Rendimento: 15 porções

Preparo: Forno & Fogão

Tempo de Preparo: 1 hora e 20 minutos

Grau de Dificuldade: Elaborado

Calorias por Porção: 585 kcal

Dica:Quando enrolar o strudel faça uma dobra nas laterais para que o recheio não se espalhe.

Variação:Querendo substitua o abacaxi por banana.

Toque do Chef:Lembre que a massa do strudel é delicada, quando levá-lo ao forno não se esqueça de regar a cada 10 minutos com a manteiga derretida que se formará na assadeira, para evitar que fique ressecado ou forme pequenas aberturas.

 


Fonte: Ascom Fortaleza