Criador dos personagens Fofão e Patropi, Orival Pessini morre aos 72 anos

Por R7 14/10/2016 11h55
Criador dos personagens Fofão e Patropi, Orival Pessini morre aos 72 anos

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) aos 72 anos, o ator Orival Pessini, criador dos personagens Fofão e Patropi. A informação foi confirmada pela página oficial do Fofão no Facebook.

Pessini lutava contra um câncer no baço e estava internado havia duas semanas no hospital São Luiz, em São Paulo.

O velório está previsto para ocorrer entre 16h e 18h desta sexta (14), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Rosto por trás de dezenas de personagens marcantes da TV brasileira, Orival se autodeclarava o ator famoso mais desconhecido do Brasil.

Isso porque, apesar de diversas participações em novelas, filmes e séries nas quais aparece de cara limpa, foi com as máscaras de látex produzidas em seu ateliê que Pessini se tornou popular.

É dele a autoria de personagens como Patropi, Sócrates e Charles (do Planeta dos Homens) e de Fofão, que lançou um DVD com clipes e em 2016 voltou aos palcos.

Apesar do realismo das máscaras de Pessini, ele revelou em entrevista ao R7 em novembro de 2015, que jamais estudou artes plásticas. A atuação como escultor aconteceu por acaso e foi fruto de experimentos autodidatas.

Em 1975, ele desenvolveu um molde da própria cabeça (que é usado até hoje) e começou a criar máscaras com o melhor látex disponível naquela época.

O látex de boa qualidade é aquele usado para fazer bico de mamadeira e preservativos. É com um parecido que trabalho.

Mas Pessini também apareceu com a cara limpa por aí. Recentemente, ele interpretou um padre em Amores Roubadose atuou como dono de um acampamento no filme Carrossel, que já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas.

Aí de vez em quando tem gente que pergunta por onde eu ando. Eu ando é na calçada, porque na rua seria atropelado. Brincadeiras à parte, tenho trabalhado bastante. Os personagens são ícones da nossa TV.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: