Saiba como planejar um escritório dentro de casa

30/09/2015 22h29
Saiba como planejar um escritório dentro de casa
A8SE

Trabalhar em casa ficou cada vez mais comum. A medida em que as atividades nos acompanham além do horário do expediente, surge a necessidade de buscar um espaço especialmente para desempenhar nossas obrigações. 

É nesse contexto que o escritório vem se tornando um cômodo cada vez mais requisitado dentro de uma casa. De acordo com a supervisora comercial de uma loja especializada em mobiliário corporativo, o chamado “Home office” é uma tendência que vem crescendo a cada dia em Sergipe.“De uns dois anos para cá nós percebemos que o púbico começou a procurar este tipo de mobília e nós começamos também a dar uma atenção maior para este segmento.  Oferecemos uma variedade de opções para atender todas as exigências e necessidades dos nossos clientes”, afirma.


Mas, como transformar aquele minúsculo espaço da residência em um local aconchegante e confortável para trabalhar? Isso só é possível graças a um planejamento e estratégias de arquitetura coorporativa. Deve-se ser considerado o tamanho do ambiente e as necessidades do cliente no cumprir das funções.


“Nós medimos o espaço disponível e depois recomendamos o tamanho dos móveis que podem se adequar melhor ali. O escritório também será moldado de acordo com a precisão do cliente. Então, primeiro a gente faz uma consultoria para saber de que forma esse cliente pretende trabalhar e nós procuramos soluções para atendê-lo da melhor forma”, diz a assessora de comunicação da loja, Rebeca Aquino.


A organização e o arquivamento de documentos, materiais e equipamentos é outro importante aspecto a ser elaborado durante o planejamento do escritório.  “É comum que as pessoas que trabalham em escritórios deixarem papéis e documentos espalhados pela mesa e essa desorganização acontece pela ausência de um lugar para guardá-los. Nós oferecemos um gaveteiro próximo a mesa onde possa guardar objetos e materiais que possam ser utilizados com frequência”, destaca Rebeca.


Para quem tem interesse em formar uma “Home office” existem opções econômicas no mercado. Um escritório completo com mesa, armário, gaveteiro e cadeira pode ser adquirido a partir de dois mil reais.


Conforto


O mobiliário onde as pessoas executam as atividades também interferem na produtividade, por isso é de extrema relevância que o escritório seja planejado em um local ergonômico, ou seja, cômodo suficiente para garantir a saúde do funcionário. “Um espaço ergonômico evita incômodos musculares, o estresse do dia a dia, ajuda na produtividade e oferece uma maior qualidade de vida no trabalho”.


Luz e cores


O uso de luz natural no local de trabalho contribui para a saúde, pois proporciona uma diminuição de problemas como o cansaço e o estresse, além de aumentar a concentração e deixar os ambientes mais amplos. Vale reforçar que a iluminação não deve incidir na tela do computador. “Não é aconselhável colocar o computador de frente para uma janela ou porta. A iluminação solar pode atingir a tela e o usuário terá dificuldades de visualização”, conta a assessora.


Para o ambiente de escritórios, a intensidade da luz deve ser voltada para os locais onde será praticada as ações. “O ideal é que a luz artificial fique focalizada na mesa, na escrivaninha, em locais de manuseamento dos serviços”.


O uso de cores frias e frescas proporciona um ambiente aconchegante e calmo. Rebeca Aquino alerta que nem sempre as cores prediletas dos clientes são as mais adequadas. “Às vezes o cliente adora preto, mas para passar boa parte do dia em um local com cores escuras é cansativo para visão, então a gente aconselha um tom mais ameno”, ressalta Aquino.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp