Manutenção da redução do IPI beneficia setores do segmento automotivo

De acordo com economista, a medida foi tomada a fim de movimentar o setor automobilístico que desde o primeiro semestre do ano vem apresentando uma queda de 7% nas vendas

30/09/2015 22h09
Manutenção da redução do IPI beneficia setores do segmento automotivo
A8SE

Ótima notícia para os interessados em adquirir um veículo nos próximos meses. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) irá continuar reduzido até o final do ano. O governo federal prorrogou o prazo de reajuste que estava previsto para aumentar nesse início do mês de julho.


De acordo com o economista Luiz Moura, a medida foi tomada a fim de movimentar o setor automobilístico que desde o primeiro semestre do ano vem apresentando uma queda de 7% nas vendas. 

“As montadoras estão com o estoque grande de automóveis. Geralmente esse estoque é para o período 30 dias, e no entanto, estão ficando nas concessionárias até 45 dias. O setor está encontrando dificuldades para vender. Então, com manter o IPI reduzido é uma forma de incentivar as vendas”, observa.


Para o economista, a manutenção da taxa beneficia os consumidores que continuará a pagar mais barato pelo imposto do carro 0km. “É uma grande economia principalmente para o consumidor do veículo 1.0 que ao invés de pagar 7% de IPI no valor do veículo permanecerá pagando apenas 3%”, afirma Luiz.


O IPI reduzido também será caritativo em relação a outros fatores do setor. “Além do consumidor comprar um carro mais barato, a ação ajuda a manter o número de funcionários das montadoras, auxilia na manutenção da demanda de fabricação e aquece a economia do segmento automotivo”, finaliza.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp