Brasil

03/05/2016 às 10h51

Telegram ganha 1 milhão de novos usuários após bloqueio do WhatsApp

R7

Como sempre, teve gente que ficou feliz com o novo bloqueio do WhatsApp pela Justiça brasileira: o concorrente Telegram. Segundo a empresa que administra o app, o serviço ganhou 1 milhão de novos usuários após a interrupção do WhatsApp.

Como o bloqueio deve durar 72 horas — principalmente após a Justiça negar um recurso para encerrar a interrupção —, é bem possível que esse número deve aumentar ainda mais.

A utilização intensa de usuários no Telegram ao mesmo tempo até acarretou uma sobrecarga no sistema de verificação de contas por SMS. Para se desculpar, o serviço publicou um tweet pedindo para os novos usuários terem paciência.

O Telegram também está subindo nos rankings de download das principais lojas de apps, como a App Store, da Apple, onde liderava o índice, e o Google Play, onde ganhou várias posições.

Em dezembro passado, em função de outro bloqueio do WhatsApp, o Telegram também aumentou bastante sua base de usuários no Brasil: 1,5 milhão mais pessoas utilizando o serviço.

Uma alternativa apresentada pelo próprio Facebook foi o Messenger, integrado a rede social que possui um app próprio.

A Justiça brasileira e empresas estrangeiras de tecnologia travaram ao menos oito quedas de braço.

Desde 2007, quando o YouTube ficou fora do ar após se recusar a retirar um vídeo da modelo Daniela Cicarelli em momento íntimo com o então namorado em uma praia da Espanha, políticos e a polícia fizeram diversos pedidos para bloquear empresas de tecnologia no Brasil.


Fonte: R7