Vai cair na folia? Veja 9 dicas que te ajudam a curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde

Por R7.com 07/02/2016 12h58
Vai cair na folia? Veja 9 dicas que te ajudam a curtir o Carnaval sem prejudicar a saúde

Para aproveitar o Carnaval, festa mais celebrada no Brasil, não conte apenas com disposição e animação. O calor intenso típico desta época do ano e o excesso de folia podem prejudicar a saúde, se cuidados não forem tomados. Por isso, um especialista listou as principais formas de cuidar do corpo na época mais festiva do ano para que sejam quatro dias de pura alegria.


1. Beba bastante líquido

Por dia, é recomendada a ingestão de 2 a 3 litros de água, uma vez que, com o calor e o excesso de exercícios físicos durante a festa fazem com que a perda de líquidos no corpo seja muito maior do que nos dias comuns, contribuindo para a desidratação. Isotônicos e água de coco também são essenciais para repor os sais minerais perdidos. No entanto, a especialista alerta:

— Muita calma nessa hora: os líquidos importantes a serem ingeridos são os não alcoólicos, hein?!


2. Leve na bolsa refeições breves para repor a energia

Segundo o professor Irineu Massaia, é recomendável levar um lanchinho para repor as energias durante a festa.

— Opte por uma porção de oleoginosas: elas são facilmente carregáveis, não ocupam espaço na bolsa, e fornecem energia para o corpo. Levando o lanche de casa, o folião evita consumir alimentos vendidos na rua, cuja procedência e qualidade são desconhecidas.


3. Use roupas leves

Roupas pesadas podem dificultar a movimentação. Além disso, estimulam a perda de líquido. Use roupas leves como malhas, camisetas e shorts, deixando os membros livres.


4. Preste atenção na alimentação

Antes das festas de Carnaval, consuma carboidratos, para obter energia o suficiente e aproveitar a folia do início ao fim. Já quando chegar em casa, depois das celebrações, a nutricionista recomenda que opte-se por refeições leves, para que o corpo relaxe e esteja totalmente descansado para o dia seguinte.


5. Prefira sapatos baixos

Calçados de salto alto não são indicados para pular o Carnaval, segundo Massaia. Isso porque as ruas e calçadas normalmente têm buracos, o que facilita torções de pés e tornozelos, além de prejudicar os joelhos.


6. Proteja sua pele

A maior parte das festas — como os blocos de rua e os desfiles — ocorre sob céu aberto e debaixo de sol. Por isso, não esqueça o protetor solar. O fator mínimo deve ser 30, segundo a especialista.

 

7. Evite bebidas alcoólicas

O professor alerta que o consumo de álcool colabora para a desidratação.

— É melhor evitar bebidas alcoólicas. Mas se não for possível, balanceie-as com bastante água e alimentos com glicose e carboidratos. Assim, a ressaca do dia seguinte será evitada .


8. Cuide dos seus pés e aproveite todos os dias de folia

Após aproveitar a festa, deixe os pés em um balde com água morna por 20 minutos. Eles vão ficar novinhos em folha para o dia seguinte.


9. Não esqueça os preservativos

Que o clima esquenta no Carnaval, todo mundo sabe. No entanto, os preservativos precisam estar a postos. As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) não podem ser esquecidas mesmo em tempos de festa, por isso, o professor alerta:

— É preciso ter consciência para não contrair nenhuma DST ou até mesmo gravidez indesejável. Use camisinha

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: