Brasil

08/01/2016 às 19h22

Resultado do Enem já está disponível para consulta

R7

Os resultados individuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 já estão disponíveis para consulta no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame. Para ter acesso às notas, o candidato precisa informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

De acordo com o Inep, o destaque da prova deste ano foi o desempenho dos candidatos em matemática. Neste ano, um dos candidatos registrou a maior nota da história na disciplina, com 1.008,3 pontos. Na edição do ano passado, a maior nota foi de 973,6 pontos. A segunda maior nota registrada foi na prova de ciências da natureza (875,2 pontos), seguido pela de ciências humanas (850,6) e de linguagens (825,8).

Os resultados para os candidatos que prestaram a prova como treineiros, ou seja, que só irão concluir o ensino médio após 2015, serão divulgados em março para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos. As provas do Enem são corrigidas com base na teoria de resposta ao item (TRI), diferente da teoria clássica, pela qual o número de acertos corresponde à média final.

No Enem, os itens de múltipla escolha são pré-testados e classificados em fáceis, médios e difíceis, com pontuações diversas em uma escala de 0 a 1.000. As notas mínimas e máximas que o estudante pode ter em cada prova, porém, não são 0 e 1.000, mas variam a cada ano segundo calibragem feita pelos elaboradores do exame.

Com a nota do exame, uma das opções é tentar vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições em universidades pelo Sisu começam na segunda-feira, 11, com 228 mil vagas em 131 instituições. O candidato pode consultar as cadeiras disponíveis pelo site.

O estudante de baixa renda também pode tentar uma vaga na educação superior por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. O resultado do exame ainda é requisito para receber o benefício do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e participar do programa Ciência sem Fronteiras.

Outra opção é ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.


Fonte: R7