Refrigerante pode apodrecer os dentes e dar pedra nos rins

01/10/2015 19h10
Refrigerante pode apodrecer os dentes e dar pedra nos rins
A8SE

O refrigerante é um dos principais vilões da boa alimentação, mas, mesmo sabendo de muitos dos problemas que essa bebida causa, principalmente se ingerida durante a refeição, grande parte das pessoas simplesmente não consegue largar o vício.


Os índices de açúcar são extremamente altos, e podem causar obesidade, diabetes e excesso de açúcar no sangue. A maioria dos refrigerantes não tem nenhum tipo de valor nutricional. 


Além do açúcar ter efeito no seu peso, há também outros problemas que o excesso de açúcar pode causar: diminui a função cerebral, causa cansaço, mudanças de temperamento, dores de cabeça, e até danificar o sistema imunológico.


A coloração, sabor, e adoçantes artificiais podem afetar o nervosismo e deixar a pessoa estressada, além de desatenta. O refrigerante também pode causar problemas no coração. Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que pouco mais de 300 ml por dia pode aumentar em quase 20% as chances de doenças cardiovasculares.


Os refrigerantes possuem altíssima quantidade de cafeína, e essa substância causa o vício e pode afetar o desenvolvimento cerebral das crianças. Uma porção de 340 ml de refrigerante tem, aproximadamente 35 mg de cafeína. É importante ressaltar que os produtos diet possuem maior quantidade da substância.


Os que bebem refrigerante normalmente são deficientes em cálcio, magnésio e muitas vitaminas. Além disso, as crianças que tomam muito refrigerante durante as refeições tendem a não comer todo o alimento que está no prato.


Assim como o álcool e o café, o refrigerante faz a pessoa desidratar. Quando fazemos alguma atividade física, é essencial ingerir água para fazer o organismo funcionar melhor.


O refrigerante enfraquece o rim e o fígado. Os altos níveis de ácido fosfórico da bebida estão ligados à pedra nos rins e outros problemas renais. O açúcar e o excesso de frutose também pressionam o fígado.


A bebida também contribui para o apodrecimento dos dentes. O açúcar causa cavidades e os ácidos atacam o esmalte.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: