Celebração da Morte de Cristo começa às 15h nas igrejas católicas

É nesta celebração de hoje que os católicos fazem a veneração e beijo da cruz, momento em que eles recordam que foi sobre o madeiro da cruz, que veio a salvação para humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo.

30/09/2015 22h02
Celebração da Morte de Cristo começa às 15h nas igrejas católicas

 

“Eis o lenho da cruz, no qual pendeu a salvação do mundo”. É com essa evocação que padres de todas as Igrejas abrem a celebração da Paixão e Morte de Cristo nesta sexta-feira santa (18), pontualmente às 15h. “Vinde adoremos” é a resposta do fieis ao relembrar, a hora em que, segundo a tradição cristã, é o momento em que Jesus morreu na cruz.

 

Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa a Igreja realiza uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão.

 

value.image
Pe. Williame Barreto destaca o significado da Páscoa. Foto: Divulgação.

O pároco da São Pedro Pescador no bairro Industrial, pe. Williame Barreto, explica o significado da celebração de hoje. “A sexta-feira santa é o grande momento de mergulharmos no mistério da Paixão de Cristo, um Deus apaixonado que ao invés de condenar os injustos, pelo contrário, morreu de braços abertos para acolher e dar sua misericórdia a todos sem nenhuma distinção”.

 

É nesta celebração de hoje que os católicos fazem a veneração e beijo da cruz, momento em que eles recordam que foi sobre o madeiro da cruz, que veio a salvação para humanidade  através do sacrifício de Jesus Cristo. Depois da celebração, os católicos permanecem em clima de oração e silêncio, contemplando o mistério da Paixão e Morte de Cristo e fazendo um exercício de conversão.

 

A partir da reflexão da importância da data de hoje, os fiéis católicos se preparam para cantar a glória da ressurreição de Jesus Cristo, que começa a acontecer a partir da celebração da Vigília Páscal, a ser celebrada nas últimas horas deste Sábado de Aleluia e que culmina na grande missa do Domingo de Páscoa.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: