Blog / Dicas e destinos

Dicas e destinos

Shislane Silva « página inicial do blog

Jornalista com especialização em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Tiradentes. Em 2011 fez intercâmbio na Omnicom School of Languages em Toronto (Canadá), tendo a oportunidade ainda de conhecer Quebec, Otawa e Montreal, fez estágios na área de comunicação no Sesc e Secretaria de Estado do Turismo. Foi repórter do Jornal Cinform, comandou por mais de dois anos a Assessoria de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos ( Emsurb) e atualmente integra o setor de comunicação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão ( Seplog). O maior hobby é viajar e entre suas melhores experiências, estão ter conhecido em 2014 o Peru com as regiões de Lima, Cusco, Machu Picchu, Águas Calientes e Buenos Aires.

15/11/2016 às 10h42

Festival Gastronômico: O sertão em pleno desenvolvimento

Gosto demais de viajar para interior do Estado e principalmente para as regiões mais afastadas da capital. Na última semana tive a honra de participar do I Festival Gastronômico do Alto Sertão no município de Glória, realizado nos dias 10 e 11 de novembro. Se eu já vinha com a certeza de que a localidade está em plena ascensão, tive a confirmação neste evento promovido pelo Sebrae Sergipe através do Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial, com o propósito de valorizar os ingredientes locais e desenvolver o setor turístico por meio da gastronomia.   

Uma comitiva de jornalistas esteve presente na solenidade e assim como eu tivemos o privilégio de saborear delícias como: pizza de carne seca, caldo de batata e caldo de camarão, hambúrguer com carne de carneiro, açaí com castanha, hambúrguer com carne de cupim, sorvete de rapadura, tapioca de carne seca e muitos mais. Gente, foi uma comilança tão boa que há séculos eu não lembrava de ter cansado de tanto comer rsrsrs.

Estrutura favorável a proposta do evento com um palco em que se apresentou uma banda de forró tradicional e com os box dos restaurantes onde a ideia era do visitante conhecer novos pratos baseado nas características da região. Ficou super bacana.

“Esse evento faz parte de um contexto formado por turismo e economia, pois é em cima disso que iremos a partir de então trabalhar nessa região por que o desenvolvimento tem que partir de dentro para fora. O Sebrae é a melhor representatividade de parceria em prol do empreendedorismo com qualidade”, destacou o superintendente do Sebrae, Pedro Gomes Fiscina.

De acordo com o chef Rodrigo Bueno que comandou as palestras, o evento transmite muita credibilidade aos produtores locais. “O evento é sensacional e fico muito feliz de fazer parte desse projeto a convite do Sebrae. Esse trabalho de regionalização já acontece muito na Europa e isso vem crescendo no Brasil  ao motivar os produtores locais em inovar. Elaboramos a lingüiça sergipana em um dos nossos treinamentos com os donos de restaurantes e alguns locais já estão prontos para comercializar o prato”, afirmou. 

O chef do sertão Timoteo Domingos esteve presente e conta sobre a experiência. " O sertão tem um potencial imenso e a cada dia estão notando nosso poder tanto na gastronomia como no turismo e fico muito orgulhoso", disse. 

   

Gastronomia fomenta o turismo e ações assim, fortalecem a estrutura dessas regiões ao receberem turistas que chegam na curiosidade de saborear produtos que não conhecem, mas que agregam criatividade e qualidade. Parabéns a todos os envolvidos!

 

Postado por Shislane Silva
Comentários