Blog / Dicas e destinos

Dicas e destinos

Shislane Silva « página inicial do blog

Jornalista com especialização em Assessoria de Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade Tiradentes. Em 2011 fez intercâmbio na Omnicom School of Languages em Toronto (Canadá), tendo a oportunidade ainda de conhecer Quebec, Otawa e Montreal, fez estágios na área de comunicação no Sesc e Secretaria de Estado do Turismo. Foi repórter do Jornal Cinform, comandou por mais de dois anos a Assessoria de Comunicação da Empresa Municipal de Serviços Urbanos ( Emsurb) e atualmente integra o setor de comunicação da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão ( Seplog). O maior hobby é viajar e entre suas melhores experiências, estão ter conhecido em 2014 o Peru com as regiões de Lima, Cusco, Machu Picchu, Águas Calientes e Buenos Aires.

16/02/2016 às 13h58

Renovação de passaporte ou documento novo?

Demorou, mas chegou o período em que o meu passaporte chegaria perto do prazo de vencimento e aí vem à dúvida: É um novo documento que precisa ser feito, ou uma simples renovação do que já existe? Bem, infelizmente é um novo documento e para o antigo com carimbos de viagens resta guardar como lembrança. O reajuste anunciado pela Polícia Federal foi de 65%, ou seja, resultando no valor de R$ R$257,25, porém, agora a validade é de 10 anos!

Atenção!

Para renovar o passaporte é importante entender que a Polícia Federal não reconhece como um processo de renovação. Para ela, é um processo totalmente novo. Veja o que ela diz no site quanto a isso:

Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão normalmente.

Outra alteração evidente é a nova capa do passaporte. O antigo brasão da república foi substituído pela imagem do cruzeiro do sul. Os escritos “República Federativa do Brasil” e “Passaporte Mercosul” – impressos na cor dourada – foram mantidos, assim como a cor da capa. Vale lembrar que os passaportes antigos continuam valendo até a data de expiração. 

                                     

                                        Onde ir?

No site da PF, no campo reservado para emissão de passaporte (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte) e clique na opção: Requerer Passaporte (para brasileiros). Lá vai encontrar todo o passo a passo para obter o novo documento e quem tem vistos válidos no passaporte anterior (como visto americano ou outros), deve levar sempre o passaporte antigo junto do passaporte novo na próxima viagem. A emissão do documento dependerá da sua escolha na hora do agendamento que você fizer no site da Polícia Federal. Minha dica é escolher um local próximo para diminuir os gastos de deslocamento. Então é isso, aproveitem e boas viagens!!

 

 

 

 

 

Postado por Shislane Silva
Comentários