Blog / Adiberto Souza

Adiberto Souza

Adiberto de Souza tem mais de 35 anos de experiência profissional e atuou nas redações de todos os jornais de Aracaju, além de TVs e rádios sergipanos. Foi também correspondente do Jornal do Brasil em Sergipe e do jornal A Tarde (BA). Durante mais de 10 anos, foi editor de política do Jornal da Cidade, em Aracaju. Atualmente é editor e atua como assessor de comunicação.

« página inicial do blog
05/05/2017 às 09h00

Violência noturna

Violência noturna

Com a Polícia preferindo trabalhar cada vez mais durante o dia, os criminosos estão aproveitando a calada da noite para aumentar os ataques aos sergipanos. Enquanto no período noturno o estado disponibiliza para as vítimas da violência apenas delegacias plantonistas, a bandidagem se espalha pela Grande Aracaju para assaltar, arrombar e roubar pessoas indefesas no deslocamento destas para o trabalho ou a escola. Vítimas em potencial da bandidagem, motoristas e cobradores de ônibus vivem pedindo socorro à Secretaria da Segurança Pública, pois não suportam mais serem atacados. Segundo o sindicato da categoria, ocorrem, em média, na Grande Aracaju 3,3 assaltos a ônibus todos os dias. Esta é a maior demonstração de como a Polícia tem sido impotente para conter a violência, deixando a sociedade refém dos criminosos. Uma lástima!

 

Sergás à venda

Sergipe está entre os nove estados interessados em privatizar as distribuidoras de gás natural. Segundo publica hoje o jornal Valor Econômico, a expectativa é que as estatais despertem o interesse dos investidores. Uma das candidatas naturais é a Mitsui, que possui o direito de preferência sobre cinco das nove concessões em jogo, entre elas a nossa Sergás.

 

Pindaíba

Só na terça-feira da outra semana o governo de Sergipe termina de pagar o mês de abril aos servidores. Iniciado no último dia 29, o calendário de pagamento será retomado na terça (9) e concluído daqui a oito dias. Como sempre acontece, os últimos da lista são os aposentados e pensionistas. Alguém sabe por que os velhinhos ficam sempre por último?

 

Escravidão

Mais de 39% dos trabalhadores resgatados no Brasil de condições análogas à de escravo não tinham concluído o 5º ano do ensino fundamental, 32,8% eram analfabetos e 14,6% tinham do 6º ao 9º ano escolar incompletos. De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), esse crime está tão enraizado no Brasil que o aumento da fiscalização levará também ao crescimento da descoberta de trabalhadores submetidos a situações degradantes. “Aonde o fiscal do trabalho vai, encontra trabalho escravo”, denuncia a CPT. Um horror!

 

Fere a lei

A privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é inconstitucional. Quem pensa assim o advogado Henri Clay Andrade, presidente da seccional sergipana da OAB. Em debate na Assembleia, o causídico disse que a Ordem moverá uma ação na Justiça contra a pretensão do governo. Segundo ele, vão gastar recursos públicos com um estudo que chegará a conclusão óbvia: é inviável privatizar serviços públicos de saneamento básico. Então, tá!

 

Sem presentes

Aviso aos navegantes: o governador Jackson Barreto (PMDB) não quer receber presentes neste sábado, dia de seu aniversário. JB prefere que os amigos ajudem instituições de caridade. “Com o dinheiro a ser usado na compra de presentes, as pessoas podem adquirir enxoval, toalhas, roupas de cama e de uso pessoal. Importante é que seja algo útil para quem precisa”, pede o aniversariante. Portanto, todos às compras!

 

Quem cala...

É deveras estranho o silêncio da Petrobras sobre as constantes afirmações de que ela está de malas prontas para pinotar de Sergipe. O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) teme que a companhia deixe de investir no estado em definitivo. A estatal se fundamentaria no fato de a produção sergipana de petróleo e gás representar penas 1.9% de todo volume produzido nacionalmente. Como a petrolífera não publica uma vírgula sobre o assunto, deixa a entender que as suspeitas procedem. Misericórdia!

 

Dilma homenageada

O Instituto Marcelo Déda (IMD) trabalha a possibilidade de trazer a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) a Sergipe no dia 14 de junho próximo. Nas terras do cacique Serigy, Dilma seria homenageado pela instituição O IMD está analisando um espaço capaz de abrigar os pouco mais de 1000 pessoas que participariam do ato público. Esta informação é do blog Primeira Mão.

 

Cadê a reforma?

E o deputado federal Valadares Filho (PSB) enxerga na reforma política a saída para boa parte dos problemas brasileiros. Ele lamenta que a proposta, tramitando há anos, nunca seja aprovada por falta de consenso no Congresso. O parlamentar sergipano se diz a favor do fim das coligações entre partidos para as eleições proporcionais, e contra a votação em listas fechadas de candidatos a vereador e deputado.

 

Passos de cágado

Entre as contas de ex-gestores municipais julgadas ontem pelo Tribunal de Contas de Sergipe, está a do ex-prefeito de Socorro, Zé Franco (PSDB). Chamou a atenção o exercício fiscal julgado: 2002. Quer dizer, o TCE levou 15 anos para rejeitar a prestação de contas do político tucano. Vai ser lerdo assim na Cochinchina!

 

Recorte de jornal

 

Publicado no Correio do Aracaju, em 21 de abril de 1907.

 

Resumo dos jornais

 

 

Postado por Adiberto Souza
Comentários